Dicas a Bordo
Por Márcia Mello
Ao sobrevoar a cidade maravilhosa fica fácil entender de onde veio tanta inspiração de Antônio Carlos Jobim quando compôs o “Samba do avião”. Quem já teve a oportunidade, sabe bem do que estou falando. A vista do Rio de Janeiro de cima é encantadora. A exuberância da paisagem é capaz de inebriar até mesmo os aerofóbicos. E como também, tão bem, cantou Gilberto Gil – “O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo”. É tanta inspiração, que o arquiteto francês Philippe Starck e o empresário britânico John Hitchox, fundadores do escritório de design de luxo Yoo, escolheram o “Errejota” para construir o primeiro Hotel Yoo2 do mundo.
O local escolhido foi nada mais nada menos do que a Praia de Botafogo. O empreendimento gerenciado com exclusividade no Brasil pela rede Intercity Hotels, ganhou ares tropicais, com o projeto assinado pela designer de interiores, paulistana, Melina Romano.
À frente de toda a área comum como lobby, restaurante, bar, terraço e piscina, assim como os corredores e quartos, incluindo a suíte presidencial, Melina teve a preocupação em levar aos ambientes, contemporaneidade, sofisticação, e uma boa dose de brasilidade.
E por falar em brasilidade, o mobiliário privilegia o design nacional. Entre as pratas da casa, peças de jovens e consagrados talentos como o lustre desenvolvido com exclusividade pela também paulistana Ana Nuete, para a recepção do hotel. Ainda completam o time de artistas brasileiros: Leo Romano, Marcus Ferreira, Rodrigo Ferreira e Marcelo Rosenbaum.
Uma das marcas do projeto do Yoo2 assinado por Melina Romano é a presença de cores fortes, modernidade e inovação. Aliás, essa mistura se confirma como uma grata surpresa ao fundo do elevador panorâmico com a arte-grafite do arte educador, autodidata, Marcelo Ment que integra a primeira geração graffiti, do Rio de Janeiro.
Ainda na recepção do Hotel, é possível ver parte das cores da bandeira do Brasil estampadas na estante de madeira verde e amarela. Já no terraço e na área da piscina, Melina combinou o cinza e azul turquesa. A combinação entra em uma harmonia perfeita com a vista, uma das mais belas e emblemáticas do Rio de Janeiro, a enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar de pano de fundo e de quebra ainda dá para avistar o Cristo Redentor com os braços abertos sobre a Guanabara.
Outro ponto alto é a aplicação de ladrilhos hidráulicos da década de 20 e modelos criados especialmente para diversas áreas do hotel, a exemplo do bar, terraço, piscina e quartos. E por falar em quartos…o Yoo2 oferece 131 suítes. Além de design e sofisticação com camas de cabeceiras de taco, móveis e acessórios – como a chaise Pão de Açúcar da Tissot, o hotel é nota 10 em conforto. Os banheiros espaçosos com artigos da Granado. A suíte presidencial, batizada de Celebration, em homenagem a vista privilegiada para o Corcovado e Pão de Açúcar, conta com toques retrô como vitrola e letreiro luminoso, uma maneira de resgatar a atmosfera áurea, festiva e boemia da década de 50 do local.
“Tenho imenso orgulho e me sinto honrada em participar de um projeto como este, com uma equipe de renome internacional e com a missão de complementar a riqueza cultural de uma cidade como o Rio de Janeiro”, afirma Melina Romano.
Do receptivo na área externa do hotel ao atendimento do Resto & Bar do terraço, reinam a excelência e a simpatia. Certamente, uma das mais gratificantes experiências com que já fui presentada pela cidade maravilhosa. Vale a pena conferir!
Outras dicas
Ainda passeando por solos cariocas, há muito para curtir e aproveitar sob o céu da cidade maravilhosa. Entre praias, restaurantes, teatros e museus, o Rio é um verdadeiro celeiro cultural e gastronômico. Tem pra todos os gostos e bolsos também. Quem estiver na capital às terças-feiras, pode aproveitar a programação com entrada gratuita do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), do contrário, é melhor comprar o ingresso antecipado pelo site.
Para quem gosta de curtir a brisa do mar, a dica é aproveitar a mureta da Urca, enquanto saboreia um delicioso pastel de bacalhau. Já para quem estiver caminhando pelo Centro do Rio, não pode deixar de provar as iguarias na tradicional Confeitaria Colombo. Se for ao final da tarde, ainda pode pegar a Avé Maria solada no piano ou se preferir dar aquela caminhada pelo calçadão de Copacabana, pode aproveitar para tomar um café na Confeitaria Colombo do Forte, assim aproveitará três programas em um.
Entre as dicas de restaurantes, vale a pena conferir o Aprazível em Santa Tereza e o Terra Brasilis, na Praia Vermelha, aos pés do Pão de Açúcar. Além de uma boa comida, a paisagem local está garantida. Os amantes da natureza vão amar dar uma volta na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ah! Separe uma tarde para desfrutar do ar bucólico do Jardim Botânico, localizado na Zona Sul do Rio.





