Homens não gostam de ir ao médico, menos ainda ao urologista, consagrado como profissional especializado na saúde masculina. Aos poucos esse comportamento tem melhorado, graças principalmente ao sucesso de campanhas educativas, como o Novembro Azul, mas ainda há muito trabalho pela frente, como afirma o médico urologista Fabiano Nascimento, do Centro Urológico Copacabana (CUC), nesse bate-papo com o Vida & Tal:
Quais são as doenças urológicas que mais acometem os homens?
Doenças da Próstata, disfunção erétil e os cálculos renais.
Quais as razões?
Coincidentemente as três doenças têm sua incidência aumentada com o avanço da idade, sendo a próstata a que tem maior correlação. Todas também mostram íntima relação com dieta não saudável, com muita gordura, alimentos processados e excesso de sal.
Podemos fazer um comparativo entre a busca pelo cuidado entre homens e mulheres?
Sem dúvida, as mulheres sempre se cuidaram mais. A ida ao “médico da mulher” no caso o ginecologista já é cultural desde a adolescência, enquanto os homens mesmo adultos são acometidos de uma mistura de preconceito e uma falsa sensação de Super Homem que faz com que a ida ao médico se torne um evento raro e complexo. Por sorte esse preconceito vem diminuindo com os anos e com todas as campanhas educativas, como o Novembro Azul.
Como homem e urologista, qual a recomendação aos homens sobre os cuidados diários com a saúde?
Uma rotina saudável sempre trará bons resultados. Uma boa alimentação com frutas, verduras, legumes e consumo abundante de água, além de proteínas e equilíbrio com os carboidratos. Fazer atividade física no mínimo três vezes por semana. Ter cuidados de higiene, principalmente com o pênis, evitando que fique úmido ou com esmegma (sujeira no pênis). Isso além de visitar o seu urologista no mínimo uma vez por ano.
Fabiano Nascimento é médico urologista do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), membro das Sociedades: Brasileira, Americana e Europeia de Urologia, e responsável pelo setor de Urologia Reconstrutora do Hospital Federal do Andaraí e do Centro Urológico de Copacabana.
Instagram: @centrourologicocopacabana