Um artigo publicado pelo Medical News Today, traz informações sobre as possíveis causas dos pés descascados, secos e escamosos. Às vezes, a descamação é o único sintoma, mas os pés também podem coçar ou desenvolver manchas amarelas. A pele seca ou descamada dos pés geralmente não é um sintoma de uma condição grave.
No entanto, se uma pessoa tiver outros sintomas, desenvolver feridas nos pés ou sentir uma dor intensa nos pés, o médico pode se consultado para descartar problemas de saúde como eczema, hipotireoidismo e diabetes. O artigo também analisa sobre as possibilidades de tratamentos e quando deve ser necessária a intervenção de um profissional. Pessoas com pele muito seca nos pés devem buscar ajuda de um especialista em pés, podólogo ou um profissional de saúde para discutir sobre as melhores opções de tratamento.
Calosidades
Calos e calosidades causam o acúmulo de pele morta. Isso pode causar crescimentos duros e ásperos nos pés, que às vezes racham ou descascam. Descamar até a superfície da pele pode causar sangramento ou dor.
Calos tendem a aparecer na planta dos pés e são duros. Geralmente não são dolorosos, mas podem ser sensíveis ao toque. Calos fazem com que a pele morta cresça ao redor da pele inflamada, o que pode doer. Eles parecem cerosos e frequentemente aparecem nos dedos dos pés.
Os médicos às vezes chamam os calos de “clavi” ou “helomas”. Calos e calosidades não são perigosos, mas podem ser desconfortáveis. As pessoas não devem tentar cortá-los ou removê-los, pois isso pode causar lesões dolorosas e infecções.
Causas
Pele seca – Especialmente nos meses de inverno e em climas secos, pode fazer com que os pés fiquem tão secos que descascam ou racham e sangram. Também podem aparecer outros sintomas como: rubor, manchas brancas ou secas, coceira e/ou dor. A pele seca não é perigosa. No entanto, se for grave o suficiente para causar rachaduras na pele dos pés, pode haver um risco maior de infecção.
Eczema – tipo de doença inflamatória da pele que faz com que o corpo reaja exageradamente a substâncias inofensivas. Isso pode causar inflamação na pele saudável. A pele pode parecer seca, mas o eczema não é apenas pele seca. Também pode causar manchas doloridas ou brancas e até bolhas.
Dermatite atópica – é a forma mais comum de eczema, ocorre quando o sistema imunológico danifica a barreira de umidade da pele, fazendo com que ela fique seca. Isso pode causar descamação dos pés. Uma pessoa também pode ter manchas de eczema em outras partes do corpo.
Eczema disidrótico – afeta principalmente as mãos e os pés e pode causar pequenas bolhas nos dedos dos pés. Essas bolhas podem coçar e descascar ou romper. Algumas pessoas confundem este tipo de eczema com outros tipos de bolhas, pois são semelhantes.
Psoríase – Uma doença autoimune crônica que faz com que o corpo ataque o tecido saudável. Isso faz com que as células da pele mudem muito mais rápido do que o normal. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente afeta os cotovelos, joelhos e planta dos pés.
Pessoas com psoríase podem notar manchas espessadas e avermelhadas que parecem cinza ou prateadas em seus pés. A pele pode descamar, coçar ou ficar amarela com o tempo. Embora a pele seca não cause psoríase, a hidratação da pele pode ajudar a curar a psoríase mais rapidamente.
Pé de atleta – uma infecção fúngica altamente contagiosa que pode causar manchas amarelas ou brancas nos pés, dedos dos pés ou áreas sob as unhas. Os pés podem coçar ou parecer secos e, às vezes, a pele pode descascar. Uma pessoa pode ter maior probabilidade de sentir o pé de atleta quando seus pés entram em contato com superfícies contaminadas, como pisos de academia ou chuveiros.
Bolhas – geralmente aparecem quando algo esfrega contra o pé, causando o aparecimento de pequenas saliências cheias de líquido. As bolhas são normalmente inofensivas, mas podem ser dolorosas. O uso de sapatos que roçam nas mesmas áreas dos pés pode fazer com que as bolhas se abram e sangrem. Não é recomendado estourar uma bolha, pois ela pode além de doer, sangrar e aumentar o risco de infecção.
Problemas de saúde dos pés relacionados à diabetes
O diabetes pode danificar os vasos sanguíneos, o que pode afetar o fluxo sanguíneo para os pés. A redução do fluxo sanguíneo aumenta o risco de vários problemas nos pés, incluindo pele seca que racha e sangra. Pessoas com diabetes e dor nos pés ou pele seca que não desaparecem devem procurar um médico.
Tratamentos
As células mortas na superfície da pele caem naturalmente e novas células tomam seu lugar. Quando uma pessoa não remove o acúmulo de células mortas da pele, elas podem formar manchas espessas e escamosas nos pés.
Com o tempo, as áreas secas podem se tornar espessas ou rachadas, especialmente nos calcanhares. Os calcanhares rachados tornam os pés vulneráveis a infecções, enquanto os calosidades grossas podem tornar o andar difícil ou desconfortável.
Conheça algumas dicas para tratar a pele seca e remover a pele morta dos pés:
– Esfoliação – envolve a remoção da camada superficial da pele morta usando um esfoliante físico ou químico.
– Mergulhar os pés em água morna ajuda a acalmar e soltar a pele seca, melhorando a circulação sanguínea nos pés, o que pode ajudar a prevenir a pele seca no futuro. Adicionar uma pequena quantidade de vinagre ao pé pode ajudar a tratar formas leves de pé de atleta. O vinagre tem propriedades antimicrobianas poderosas que podem ajudar a desinfetar os pés e até mesmo eliminar o odor do pé.
– Pedra-pomes ou lixa de metal para os pés para remover a pele seca e calosidades dos pés.
– A hidratação regular dos pés ajudará a reduzir a pele seca existente e evitar o acúmulo de nova pele seca. Hidratar os pés depois de usar um esfoliante ou uma pedra-pomes ajudará a pele a reter a umidade.
– Evitar loções, cremes e hidratantes que contenham álcool, fragrâncias adicionadas e cores artificiais, pois esses ingredientes podem piorar a pele seca.
– Para uma hidratação extra, pode apostar no uso de meias forradas de gel hidratante, que contêm óleos naturais e vitaminas que ajudam a hidratar e reparar a pele seca dos pés.
– Resultados semelhantes também podem ser obtidos com o uso do hidratante usual e um bom par de meias de algodão. É só aplicar uma quantidade generosa de hidratante nos pés antes de dormir e calçar um par de meias de algodão respiráveis. Pela manhã, retirar as meias e enxaguar os pés.
Redação Vida & Tal
Fonte: Medical News Today