A Noctúria é quando a pessoa acorda no meio da noite para urinar, uma vez, duas vezes. Nictúria é quando a pessoa acorda várias vezes a noite para urinar. Por definição, a noctúria é normal. Já a nictúria, não. Quem explica é o urologista, José Alexandre, um dos criadores do Centro Urológico Copacabana (RJ), que falou com exclusividade para o Vida & Tal sobre o assunto.
“Alguma coisa está levando a pessoa a urinar mais vezes durante a noite. Na nossa prática urológica diária, nictúria e noctúria são tratadas como a mesma coisa, a gente não faz diferença”, declara.
Causas
Pensando em noctúria, que é urinar de noite, mais ou menos normal quando você acorda uma ou duas vezes, pode ser o excesso de líquidos que a pessoa bebeu no fim de tarde, início da noite e ao longo da noite. A Ingestão de bebidas alcoólicas de noite faz você acordar mais vezes para urinar, pacientes que usam medicações como anti-hipertensivos vão acabar acordando para urinar.
Já na nictúria pode ser diabético descompensado, pode ser uma pessoa que tem aumento de próstata e não consegue esvaziar a bexiga, então qualquer maior produção de urina leva a pessoa a fazer xixi, duas, três, quatro e até cinco vezes de noite. Mulheres e homens com bexiga hiperativa às vezes acordam a noite inteira para urinar e acabam urinando pouco e ainda relatam que ficou xixi dentro da bexiga. O uso excessivo de álcool também pode levar à nictúria.
Outras causas
Pode acontecer também nas mulheres com infecção urinária ou cistite, que faz também a mulher acordar várias vezes a noite e durante o dia, de pouquinho em pouquinho e com dor. A cistite aumenta a frequência urinária tanto de dia como de noite.
Diagnóstico
A hora de buscar ajuda é quando começa a acordar mais de uma vez. Quando isso acontece, tem impacto diretamente no repouso noturno. Isso vai implicar no cansaço e perda da qualidade de vida diurna e ele tem que procurar algum médico para saber o que está acontecendo. O melhor seria procurar um urologista.
Quando a gente conversa com esse paciente a gente aborda como está a glicose, a pressão, se usa medicamentos para a pressão, se a glicose está controlada. Logicamente na consulta vamos conversar sobre aumento de próstata, bexiga hiperativa, tudo isso. E pesquisamos a parte clínica, principalmente pressão e diabetes a gente acaba pesquisando também.
Faixa etária
É comum na infância. É aquele menino ou menina que acaba urinando na cama. É uma coisa que aflige muito a família inteira, tanto a criança quanto os pais, e na maioria das vezes passa com o amadurecer da criança. É muito comum também nos pacientes mais idosos, depois dos 60, 70 anos onde já começa a ter envelhecimento também da bexiga, também aumento da próstata.
Uma coisa leva a outra, como a retenção urinária, resíduo miccional, que é quando não consegue esvaziar a bexiga toda, uma hiperatividade da musculatura da bexiga, que é a bexiga hiperativa por lesões nervosas e fibróticas, o esforço excessivo da musculatura de bexiga de tentar jogar aquela urina para fora e não conseguir. O principal é o aumento da próstata nos homens. Nas mulheres, o envelhecimento também.
Tratamento
O tratamento, se a gente for pensar na noctúria, se a pessoa acorda uma vez a noite para urinar, não precisa fazer tratamento nenhum. Pode-se fazer apenas uma restrição hídrica depois do jantar.
Já na nictúria vai ter que tratar o foco, a causa principal. Se for pressão alta vai ter que controlar a pressão, se for diabetes vai ter que controlar a diabetes, se for aumento da próstata, o urologista vai dar medicação para diminuir a próstata ou cirurgia, se for bexiga nervosa, vamos passar a controlar a bexiga com medicação, se for infecção urinária, enfim tem que tratar a causa.
Prevenção
A prevenção, no caso da nictúria, com certeza, principalmente a pacientes relacionados a diabetes descompensada. Tem que controlar a diabetes ao longo da vida. Pacientes que a próstata vem crescendo é só não deixar a um ponto que não prejudique muito o esvaziamento vesical. Nas mulheres que têm bexiga hiperativa na maioria das vezes não é possível prevenir isso, mas a gente acaba controlando.