4
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Campanha nacional alerta sobre o glaucoma

2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possui a doença

by vidaetal
07/05/2021
in Saúde
1
Campanha nacional alerta sobre o glaucoma

Foto criado por user18526052 - br.freepik.com

CompartilheCompartilheCompartilhe

No mês em que é comemorado o Dia do Oftalmologista (7 de maio), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promovem uma campanha nacional sobre o glaucoma, doença que é a principal causa de cegueira evitável no mundo. Com apoio de artistas como o ator global Tony Ramos, o apresentador Danilo Gentili e o cantor Renato Teixeira, entre outros, a campanha conta com conteúdo em cards, vídeos, textos informativos e orientações de especialistas para sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre os riscos e os cuidados com esse transtorno.

O ponto alto será a realização de uma maratona nas redes sociais, no dia 22 de maio. O projeto 24 horas pelo glaucoma será uma plataforma digital, que concentrará ao longo do dia, uma série de produtos e serviços que trarão conteúdos relevantes para pacientes e familiares, profissionais da saúde, médicos e gestores públicos e privados.

O evento, que já conta com o apoio de várias entidades médicas e da sociedade civil, bem como de personalidades (atores, cantores, atletas, comunicadores), acontecerá quatro dias antes da celebração do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio).

O 24 horas pelo glaucoma será ancorado no canal do CBO no YouTube. Entrevistas, reportagens, debates, depoimentos e dicas para o cidadão sustentarão a programação que, após, ficará disponível na mesma plataforma. Além disso, o projeto prevê a oferta de salas de teleorientação para pacientes e interessados no tema, que poderão se inscrever e ter uma sessão de aconselhamento online com especialistas, onde poderão ser esclarecidas dúvidas sobre sintomas, formas de prevenção e tratamentos.

Para saber mais sobre a iniciativa do CBO e da SBG, os interessados podem acessar o site do projeto. Nesta página, ficarão disponíveis a programação do evento, a lista dos participantes, uma sessão de perguntas e respostas sobre o tema e vídeos com depoimentos de médicos especialistas comentando dúvidas recorrentes da população. Celebridades também deixaram recados para o público, com alertas sobre essa doença silenciosa que, sem tratamento, pode evoluir para a perda parcial ou total da visão.

O que é glaucoma?

O presidente do CBO, José Beniz Neto, explica que o glaucoma é uma doença que provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira. No geral, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular, um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas.

“O tipo mais comum é o glaucoma primário, que tende a surgir durante o processo de envelhecimento do corpo humano, especialmente a partir dos 40 anos de idade. Há estudos que apontam uma prevalência de 10% na população com mais de 80 anos. Outro tipo também verificado com frequência é o glaucoma secundário, que está relacionado a doenças preexistentes, como o diabetes, e ao uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteroides”, explica.

Dados no Brasil

De acordo com a publicação “Condições de Saúde Ocular 2019”, elaborada pelo CBO, de 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possui a doença. O número representa aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Projeções da Associação Internacional de Prevenção Cegueira (The International Agency for the Prevention of Blindness – IAPB) indicam que o total de pacientes com glaucoma em todo o mundo chegará a 111,8 milhões, em 2040.

Grupo de risco

Pessoas com parentes de 1º grau (pais e irmãos) com histórico de glaucoma têm até dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Também se somam ao grupo de suscetíveis pessoas com alto grau de miopia, diabetes e usuários de antidepressivos e corticosteroides, além de idosos e afrodescendentes.

Segundo alerta Wilma Lelis Barbosa, membro da Comissão de Diretrizes e Gestão do CBO e do Comitê de Saúde Suplementar da SBG, é fundamental estar atento ao diagnóstico precoce, uma vez que o glaucoma atua de modo lento e progressivo antes de culminar no quadro de cegueira. Nesse sentido, quanto mais cedo a doença for descoberta, mais efetivo será o tratamento.

“De modo geral, a recomendação é para que todos os pacientes acima dos 40 anos de idade ou do grupo de risco realizem consulta com o oftalmologista ao menos uma vez por ano. Durante o atendimento, um dos pontos centrais é a avaliação do fundo dos olhos e a aferição da pressão intraocular, que deve ser realizada por um médico oftalmologista”, afirma.

Tratamento

O vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta, ressalta que, em geral, o prognóstico dos milhares de brasileiros diagnosticados com glaucoma tende a ser favorável, uma vez que o tratamento é efetivo na maioria das vezes. A terapêutica tem como objetivo controlar a pressão intraocular e interromper o processo de perda de fibras nervosas dos olhos.

“Apesar de não existir uma cura, são raros os casos de difícil controle. Geralmente, a doença responde bem às opções de tratamento, que pode acontecer por meio de medicações tópicas (colírios), lasers ou cirurgia. Há glaucomas com indicação iminentemente cirúrgica, mas a estratégia é sempre definida caso a caso, ponderando a razão entre risco e benefício”, pondera.

Na avaliação do especialista, o ponto crucial é justamente o acompanhamento precoce. “Se você diagnosticar na fase inicial, não há impacto na qualidade de vida do paciente, porque a gente consegue estacionar a doença num ponto em que ainda não há sintomas. Se o paciente descobre em fase avançada, também é possível impedir o agravamento, mas a perda que já aconteceu é irreversível”, alerta.

Atenção Primária

Por isso, o CBO e a SBG recomendam expressamente que os brasileiros agendem anualmente uma consulta oftalmológica. Atualmente, a Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de oftalmologistas distribuídos por todo o País. Além disso, o Brasil conta com uma política pública nacional que garante o fornecimento gratuito de medicamento aos pacientes com glaucoma.

“Procure a unidade de saúde mais próxima e verifique a disponibilidade de atendimento no seu município. O SUS tem um programa específico para tratamento desses pacientes. Todos recebem a medicação adequada e acompanhamento regular, com consultas a cada três meses. O enfrentamento dessa doença é uma prioridade em termos de saúde pública e precisa ser abraçado por todos como um desafio a ser superado, a fim de evitar a cegueira de milhares de brasileiros”, reitera Cristiano Caixeta.

Contudo, ainda há pessoas que subestimam a gravidade do glaucoma, mesmo após o diagnóstico. Nesse sentido, alerta o presidente do CBO, é fundamental insistirmos na educação.

“O paciente precisa compreender que, apesar dessa doença ser assintomática nas fases iniciais, ela vai ocasionar cegueira se não for tratada. Por isso, o acompanhamento com o médico oftalmologista não pode ser deixado de lado de maneira alguma, pois representa rastreamento e início de tratamento precoces e sistemáticos”, finaliza José Beniz Neto.

 

 

Redação Vida & Tal

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Tags: #24horaspeloglaucoma#diadooftalmologista#glaucoma#saúdebrasilsaúde
vidaetal

vidaetal

Artigos Relacionados

Afastamentos por saúde mental sobem 28% no início de 2025

Afastamentos por saúde mental sobem 28% no início de 2025

by vidaetal
08/05/2025
0

O número de afastamentos por questões de saúde mental cresceu 28% no primeiro trimestre de 2025, segundo levantamento da VR,...

Vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado com meta de imunizar mais de 81 milhões de brasileiros

Vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado com meta de imunizar mais de 81 milhões de brasileiros

by vidaetal
08/05/2025
0

O Ministério da Saúde promove neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país,...

Ana Castela exibe rotina na academia e celebra evolução na corrida

Ana Castela exibe rotina na academia e celebra evolução na corrida

by vidaetal
07/05/2025
0

Ana Castela usou as redes sociais na noite de segunda-feira (5) para mostrar aos fãs que está levando a sério...

Next Post
Dia Mundial do Lúpus

Dia Mundial do Lúpus

Please login to join discussion

Recomendado

Suplementação: Vitamina C

Suplementação: Vitamina C

4 anos ago
Implantes mamários e a prática de esportes

Implantes mamários e a prática de esportes

3 anos ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    Categorias

    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Fisiculturismo
    • Fitness
    • Moda
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    • Home
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.