Estão abertas as inscrições para o edital “I Ação Social em Foco“, – um incentivo à ação social que visa promover conexões e intercâmbio de informações entre projetos sociais e voluntários, estudantes em especial, do Brasil e do mundo. A ideia é conhecer e divulgar projetos sociais, estimular pessoas nessa prática e ampliar o portfólio de ações sociais já desenvolvidas pela Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro e do Retiro Humboldt, no Rio de Janeiro.
“Incentivar os estudantes a buscarem ou criarem práticas sociais é parte da formação integral do cidadão. A compaixão e a preocupação com o outro são características primordiais para participação saudável na sociedade do século XXI que respeita inclusão, diversidade e fraternidade. Este ano, uma aluna do Colégio Cruzeiro desenvolveu com uma ex-aluna, que mora atualmente nos EUA, uma parceria internacional para doações usando a plataforma da Amazon. É isso que queremos ensinar: devemos ser a mudança que queremos no mundo”, explica a Diretora Pedagógica Estratégica do Colégio Cruzeiro (RJ), Ana Paula Ramos.
Os trabalhos inscritos deverão contemplar iniciativas relacionadas aos temas: Cuidados com a saúde; Práticas esportivas e cidadania; Responsabilidade social e terceira idade; Práticas sustentáveis e engajamento socioambiental; Educação como prática de investimento social.
As inscrições para “Relato de Experiências” estarão abertas até o dia 2 de julho e para participação apenas como ouvinte, de 5 a 23 de julho. O encontro para compartilhamento de práticas de voluntariado promovendo debates e reflexões vai acontecer no dia 18 de setembro, de forma virtual.
Durante o evento, serão apresentados projetos no painel “Responsabilidade social: qual é a minha?” e lançado o e-book “Construindo Sonhos”, em celebração aos 15 anos do Projeto de Ação Social da Instituição. A publicação vai relembrar os primeiros passos da Sociedade de Beneficência Humboldt no processo de assistência da comunidade teuto-brasileira, até a formação do projeto de Ação Social, que desde 2006 vem ajudando a transformar vidas.
De acordo com a organização do evento, a ideia é contribuir para que este exemplo se torne prática corrente no Brasil, país que mantém tantas desigualdades sociais, além de tornar-se um objeto de memória afetiva para as gerações de estudantes e profissionais que buscam fazer a diferença na vida das pessoas, muitas vezes com gestos simples de cuidado, solidariedade e amor.
Redação Vida & Tal
Fonte: Fhogo Comunicação e Produção