Um artigo publicado pela Medical News Today, revela como a Artrite Reumatóide (AR), uma forma inflamatória de artrite que ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa não funciona corretamente e ataca o revestimento das articulações, pode afetar os pés. De acordo com a publicação escrito pela Anna Shimit, a AR pode causar dor ao caminhar, principalmente quando há o uso de calçados inadequados. Já o uso de sapatos adequados, palmilhas ou calçados ortopédicos pode ajudar a aliviar a dores nos pés.
Segundo a American Orthopaedic Foot & Ankle Society (AOFAS), cerca de 90% das pessoas com AR desenvolvem sintomas nos pés ou tornozelos. Ao afetar os pés, os sintomas aparecem primeiro nos dedos e ao redor da planta dos pés. Porém, os mesmos sintomas podem se desenvolver no meio e na parte de trás do pé e, eventualmente, nos tornozelos.
Sintomas do Ar
– dor
– inchaço
– rigidez
– calos
– joanetes
– dedo em martelo , que é onde o dedo do pé começa a se curvar e apontar para baixo pé chato
Influência do calçado
Se uma pessoa com AR usar sapatos inadequados, isso pode levar ao agravamento de sua condição. Sapatos inadequados também podem fazer com que joanetes ou calosidades se tornem mais pronunciados ou doloridos.
Um estudo de 2014 descobriu que, entre uma amostra de 166 pessoas com AR, quase 60% usavam sapatos de tamanho errado. Os pesquisadores observaram que muitas pessoas com AR usam sapatos muito estreitos. É importante que uma pessoa com AR tenha espaço adequado dentro dos sapatos para evitar fricção dolorosa.
O American College of Rheumatology afirma que exercícios frequentes de baixa intensidade, como caminhadas, podem ajudar a construir a força muscular. O aumento da força muscular pode melhorar a saúde de uma pessoa e reduzir a pressão nas articulações. Se uma pessoa não consegue andar regularmente devido à dor no pé, ela pode perder esses benefícios para a saúde.
Escolha dos sapatos
O AOFAS sugere que uma pessoa com AR pode se beneficiar de sapatos com palmilhas profundas. A caixa do dedo do pé é a parte frontal do sapato onde os dedos dos pés de uma pessoa ficam. Ter uma caixa do dedo do pé maior ajuda a evitar que o sapato esfregue nos dedos em martelo, joanetes ou calos.
O sociedade americana de ortopedia também menciona que o suporte do arco suave e calcanhares firmes podem ajudar nos sintomas da AR. O Vida & Tal destaca a importância em buscar a avaliação e orientação de um profissional especializado para a escolha do calçado mais adequado.
Ao escolher sapatos para ajudar a aliviar os sintomas da AR, é importante considerar:
– biqueira larga e profunda
– fechos ajustáveis
– facilidade de colocar e tirar
– material respirável
– material superior confortável
– palmilha removível
– sem costuras sobre as áreas de pressão para evitar fricção
O que evitar
Salto alto, pois pressiona a planta dos pés, o que pode agravar os sintomas, além de forçar os dedos dos pés na ponta do sapato, ocasionando dor, calosidades e joanetes. O uso de salto alto para quem sofre com artrite também aumenta o risco de queda, já que costuma causar instabilidade no equilíbrio do indivíduo.
O que usar
Informações da Arthritis Foundation observam que a dor da AR nos pés pode se espalhar para áreas como canela, joelho e parte inferior das costas. O uso de palmilhas de calçados, também conhecidas como órteses, pode ajudar a redistribuir o peso corporal e reduzir o estresse na parte inferior do corpo.
diminuindo a dor
melhorando a função
melhorando a marcha de uma pessoa
fornecendo suporte
corrigindo ou prevenindo anormalidades nos pés
Redação Vida & Tal
Fonte: Medical News Today.