Lúpus, doença de Crohn, doença de Hashimoto, síndrome de Sjögren, esclerodermia. Todas estas doenças são autoimunes, ou seja, são problemas causados pela reação do sistema imunológico em relação aos tecidos e órgãos do próprio corpo da pessoa. Todas elas afetam a cavidade bucal de alguma forma e, como são doenças que não têm cura, é preciso que o tratamento englobe também a saúde bucal do paciente.
Os sintomas destas doenças costumam ser semelhantes: fadiga, tonturas e febre baixa. Características hereditárias e hormônios também desempenham um importante papel na incidência e nos sintomas das doenças, mas no caso das reações bucais existem diferenças. A doença de Crohn, a psoríase e o lúpus afetam a boca, a síndrome Sjögren afeta a saliva, a doença de Hashimoto e a esclerodermia afetam o ato de engolir.
“É muito importante que pessoas portadoras de doenças autoimunes saibam que o acompanhamento de um estomatologista para elas é essencial. Sintomas como boca seca, queimação dos lábios, língua rígida, crescimento excessivo da gengiva, maior risco de cárie e inflamação podem surgir relacionadas às doenças autoimunes e, caso não sejam tratadas, podem trazer grandes problemas”, afirma a Mestre e Doutora em Patologia e Especialista em Estomatologia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Bruna Lavinas.
Redação Vida & Tal