4
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Cresce número de mortes por doenças cardiovasculares

by João Florêncio
02/04/2022
in Saúde
0
Cresce número de mortes por doenças cardiovasculares

Imagem de succo por Pixabay

CompartilheCompartilheCompartilhe

Uma pesquisa feita pela UFMG, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontou que o número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil cresceu até 132% durante a pandemia.

Entre as enfermidades, o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) foram aquelas que mais se destacaram. Somente o AVC levou a mais de 230 mil óbitos no país em 2021. A maior parte foi na faixa-etária entre 70 e 79 anos.

“O que a gente viu foi que: aumentou muito o número de mortes domiciliares, justamente porque a pessoa não ia aos serviços de saúde ou não conseguia ser atendida. Também aumentou muito o número de óbitos por causas inespecíficas, como parada cardíaca”, avalia o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Bruno Nascimento, um dos responsáveis pelo estudo. Ele também é cardiologista intervencionista do Hospital das Clínicas. 

Além das dificuldades de acesso aos serviços de saúde durante a pandemia, outro fator para o afastamento de pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, foi o medo de se contaminarem pelo vírus. Isso porque elas têm mais chances de desenvolverem casos mais graves da covid.

Relação entre doenças e covid

A infecção pela covid-19 pode agravar algumas doenças cardiovasculares pré-existentes ou levar ao desenvolvimento de enfermidades nesse órgão em pessoas com predisposição genética. Esse é o caso da miocardite. A doença é conhecida por causar inflamação no tecido muscular do coração – o miocárdio – e provocar o inchaço do órgão. Além da covid, outros vírus comuns, como da gripe, também podem levar ao desenvolvimento da miocardite, o que exige ainda mais cuidados. 

Para tornar o cenário um pouco mais preocupante, os sintomas da miocardite podem se assemelhar aos mesmos do novo coronavírus e dificultar o diagnóstico. Alguns desses sintomas são falta de ar, cansaço fácil, tosse seca e limitações físicas. Quando a doença está em sua fase aguda, o professor Bruno Nascimento explica que o coração para de exercer sua principal função, que é a de bombear o sangue para o corpo. Com isso, o órgão passa a sofrer de insuficiência cardíaca. 

A notícia relativamente boa é que a miocardite é, em sua maioria, reversível quando os sintomas são tratados. Isso significa que, quanto mais rápido é feito o diagnóstico, maiores as chances de cura da doença. Já no caso das pessoas que descobriram ou desenvolveram a miocardite durante a infecção pela covid, os tratamentos são focados nos sintomas do novo coronavírus, o que exige controle de pressão e suporte circulatório adequado, por exemplo. O professor ressalta, no entanto, que mesmo após a melhora dos sintomas e controlada a situação, é fundamental o acompanhamento com o cardiologista.

“Isso é para que ele veja se, realmente, essas alterações cardíacas regrediram ou se o paciente vai precisar de uma medicação específica para o coração no pós-covid e, ainda, se existe alguma sequela que precisa de uma intervenção específica”, explica. 

Por um coração saudável

Levar uma vida saudável pode ser um desafio para muitos brasileiros e isso pode trazer impactos ao desempenho cardíaco. Um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ipsos indicou que o Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial de países que menos fazem exercícios físicos.

“Apesar do sedentarismo e da inatividade física não serem fatores independentes, preditores da doença cardíaca, eles se somam a outros fatores e aumentam muito o risco cardiovascular. E foi isso que, junto com as outras diversas situações que comentamos [sobre a pandemia] resultou no aumento numérico de mortes nas nossas pesquisas”, acrescenta Bruno. 

Para o professor, este é o momento ideal para governantes investirem em campanhas publicitárias que incentivem o retorno das atividades físicas em academias populares e reeducação alimentar. Além disso, o professor acredita que os próprios médicos e profissionais da saúde, durante as consultas eletivas e visitas domiciliares, estimulem os pacientes às práticas saudáveis.

Tags: #mortes #doençascardiovasculares #doenças #cardiovascular
João Florêncio

João Florêncio

Artigos Relacionados

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

by João Florêncio
19/05/2025
0

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (19) a aplicar a nova vacina contra a variante JN.1 da...

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

by João Florêncio
16/05/2025
0

O tratamento contra o Alzheimer no Brasil acaba de ganhar um reforço importante. O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira...

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

by João Florêncio
16/05/2025
0

Um mapeamento genético sem precedentes revelou mais de 8 milhões de variantes genéticas nunca antes descritas em outras populações mundiais....

Next Post
Vacina da dengue chega a fase 3 pelo Butantan

Vacina da dengue chega a fase 3 pelo Butantan

Please login to join discussion

Recomendado

Gestação no verão e os cuidados necessários

Gestação no verão e os cuidados necessários

3 anos ago
Cobertura vacinal no Brasil em índices alarmantes

Cobertura vacinal no Brasil em índices alarmantes

3 anos ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    Categorias

    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Fisiculturismo
    • Fitness
    • Moda
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    • Home
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.