Outubro é o mês dedicado a campanhas voltadas para a conscientização da população sobre o câncer de mama, doença que mais acomete as mulheres, excetuando o câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 66 mil novos casos estão previstos para este ano. Apostando na informação como arma para prevenção, as direções das unidades municipais de saúde da Zona Oeste – que compreende 10 bairros da região e atende uma população de cerca de 700 mil pessoas –, programaram uma série de atividades para o mês com foco na saúde da mulher e, em especial, no câncer de mama.
Faz parte da programação, além das orientações sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher e marcação de exames como mamografia e citopatológicos, atividades alternativas bem aceitas pela comunidade.
“Teremos o Circuito Outubro Rosa na Praça do Triângulo, em Bangu, uma espécie de um aulão com os professores da Academia Carioca, seguido de orientações sobre saúde bucal. Elas proporcionam melhor bem-estar e qualidade de vida, juntamente com as ações de saúde que estamos promovendo na unidade, como a coleta de preventivo”, diz Simone Pires, coordenadora do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família da área 5.1, unidades de saúde da zona oeste administradas pelo Instituto Gnosis.
O Outubro Rosa acontecerá durante todo o mês, inclusive aos sábados, para atender a população que não pode ir nos dias de semana. As atividades serão voltadas para os moradores dos bairros de Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Gericinó, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Senador Camará e Vila Militar.
Confira abaixo a programação das unidades. Vale lembrar a prevenção ao câncer de mama acontece em todas as unidades, durante todo ano.
Bangu
Clínica da Família Catiri – 31/10
Palestras sobre saúde com temas variados.
Clínica da Família Athayde José da Fonseca – 29/10
Dia D com ações voltadas à saúde da mulher; busca ativa e abertura de agenda em livre demanda para todas as da região.
Padre Miguel
Clínica da Família Padre Miguel – 29/10
Dia D com ações sobre Outubro Rosa; ampliação de agendas para coleta de citopatológico e requisição de mamografia.
Realengo
Clínica da Família Faim Pedro – 26, 29/10
Intensificação de citopatológico aos sábados; palestra sobre autocuidado e saúde da mulher; abordagem noturna à profissionais do sexo e LGBTQIAP+; rastreio sobre câncer de mama ao longo do mês de outubro.
Senador Camará
Clínica da Família Mario Dias Alencar – 31/10
Atendimento para exame preventivo e agendamento de mamografia em demanda livre todos os dias da semana.
Redação Vida & Tal