Comemorado em 19 de julho, o Dia Nacional do Futebol celebra uma das maiores paixões dos brasileiros, e vai além dos gramados. O Brasil é conhecido mundialmente como um país em que as pessoas se preocupam com o bem-estar estético, seja por meio de uma alimentação saudável ou da prática de exercícios físicos para promover a longevidade. Essa preocupação está presente tanto entre mulheres quanto entre homens. Quando se trata de atletas e esportistas, a imagem de vaidade pode não ser a primeira que vem à mente, mas muitos deles se preocupam, sim, com a aparência da pele e com o envelhecimento precoce, principalmente aqueles que estão constantemente sob os holofotes.
A estrela do Aston Villa, Jack Grealish, David Beckham e Cristiano Ronaldo são alguns nomes que se destacam pelos procedimentos já realizados e pelo recente interesse no universo da cosmética, ou a partir da descoberta das primeiras rugas, ou no início da queda de cabelo. O atual jogador do Santos, Neymar Junior, possui uma dermatologista própria que garante que o atleta usa um produto de limpeza antioleosidade e proteção solar diária que inclui braços e pernas, para os devidos cuidados de suas tatuagens.
“O exercício físico intenso e a exposição solar constante aumentam a produção de radicais livres, promovendo o envelhecimento precoce. Outro fator é a redução da gordura corporal, que, em conjunto com colágeno e elastina, é responsável pela firmeza da pele. Quanto menor o percentual de gordura, maior a tendência à flacidez, especialmente no rosto. A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, merece cuidados redobrados. A exposição ao sol, por exemplo, pode agravar condições como melasma e, em casos mais graves, levar ao câncer de pele”, alerta o dermatologista Fábio Gontijo.
Para que a atenção necessária seja aplicada, o dermatologista Fábio Gontijo listou algumas dicas que podem ser praticadas no dia a dia e que irão garantir uma maior prevenção não só para quem joga em campo, mas para todos que praticam algum esporte ao ar livre:
1 – Limpeza diária da pele
É fundamental manter os poros desobstruídos para permitir a absorção dos produtos utilizados, além de remover poluição, suor e oleosidade. Isso reduz o risco de acne e irritações.
2 – Uso diário de protetor solar
Talvez o passo mais importante. O protetor solar cria uma barreira contra os raios UV, prevenindo envelhecimento precoce, queimaduras, perda de colágeno e o surgimento de rugas e linhas de expressão.
3 – Hidratação com ação antipoluição e antioxidante
A prática esportiva causa atrito na pele, especialmente em atividades como corrida. Hidratar a pele com produtos antipoluição e antioxidantes ajuda a combater os radicais livres e evita irritações e alergias.
4 – Bioestimuladores de colágeno
Para quem busca um tratamento mais duradouro, os bioestimuladores aplicados nas camadas superficiais da pele ajudam a aumentar a produção de colágeno em áreas como rosto e pescoço.
5 – Cuidados noturnos e reposição de nutrientes
Após os 25 anos, é importante complementar a rotina com produtos anti-idade. A aplicação antes de dormir favorece a regeneração da pele durante o sono.
6 – Atenção com o uso de retinol
Embora eficaz, o retinol não é recomendado para quem se expõe muito ao sol, pois pode causar irritação ou até lesões. Nestes casos, é melhor consultar um dermatologista para alternativas seguras.