A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho de atendimento domiciliar no bairro Mazomba com equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A ação tem como objetivo levar atendimento, orientação e acompanhamento a moradores que vivem em locais de difícil acesso.
As equipes percorrem estradas não pavimentadas e áreas rurais para atender pessoas que encontram obstáculos para chegar às unidades de saúde. Durante as visitas, são realizados atendimentos de enfermagem, orientações sobre prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes cadastrados.
A enfermeira Gabriella Castro explica que o deslocamento é um dos principais desafios do trabalho. “A realização de visitas domiciliares em áreas rurais apresenta dificuldade devido à distância e ao deslocamento. Mesmo diante dessas dificuldades, as visitas domiciliares permanecem fundamentais para o acesso, para o cuidado e para promover a saúde de forma integral e contínua”, afirmou. Ela também destaca a relação construída com os moradores. “Eu me sinto muito bem porque sempre sou bem acolhida. Os pacientes me recebem com bananas, frutas e verduras. É prazeroso acompanhar e criar vínculo com esses pacientes e usuários.”
Morador da região, Joaquim Antunes, de 72 anos, ressaltou a importância da presença da equipe. “Uma caminhada desse jeito, cheia de buraco. Estão fazendo o impossível para cuidar do povoado. E o povoado agradece. A gente é morador daqui, criado aqui. As nossas raízes são todas daqui. Só temos que agradecer aos trabalhadores da prefeitura que estão cobrindo o posto”.
Elias Bechile, de 77 anos, também falou sobre o atendimento. “Desde que nasci, eu moro nesse sítio. Nasci nesse sítio. Tenho 77 anos e moro até hoje. Graças a Deus vocês estão aqui para prestar um serviço valioso para a gente”.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as visitas domiciliares fazem parte da rotina da ESF e buscam assegurar que o atendimento chegue a todos os moradores, independentemente da localização.







