De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente mais de 1 milhão pessoas contraem Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no mundo. A fim de conscientizar sobre a prevenção dessas doenças e em prol da campanha Dezembro Vermelho, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) preparou conteúdos especiais para o portal e redes sociais @portaldaurologia.
Entre as publicações da SBU, o resultado de uma pesquisa on-line realizada recentemente com 479 respondentes, sendo 78% homens e 22% mulheres, de 22 estados. Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados adultos afirmaram saber sobre as ISTs, porém não se consideravam em risco; 11% afirmaram ter consciência sobre as doenças e o real risco que correm caso mantenham relações sexuais desprotegidas.
Já outra pesquisa também conduzida pela Sociedade com foco em adolescentes entre 12 a 18 anos mostrou que 15% já tiveram iniciação sexual, sendo que 44% não usaram preservativo na primeira relação sexual; 35% não usam ou usam raramente o preservativo nas relações sexuais; 38,57% dos meninos não sabem sequer colocar o preservativo. Foram 267 participantes, sendo 170 meninos e 87 meninas de 12 estados.
Para o presidente da SBU, Prof. Antonio Carlos Pompeo, a melhor forma de prevenção é através do diálogo e disseminação de informações de qualidade. “A sexualidade não deve ser encarada como um tabu para podermos discutir com os jovens e os adultos sobre potenciais riscos, consequências da relação sexual desprotegida, bem como as melhores formas de prevenção às ISTs.”
Redação Vida & Tal
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)