Após 1 ano de lançamento da campanha “Color Esperanza”, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) mantém os esforços colaborativos com artistas do Global Citizen e da Sony Music Latin, para informar e educar as pessoas nas Américas sobre a disseminação do Covid-19. A versão “Color Esperanza 2021: Proteja-se e proteja os outros” conta com cinco novos artistas latinos no compartilhamento de informações sobre como prevenir a propagação do coronavírus, por meio de seus canais de mídia social, usando a letra da música “Color Esperanza”.
Entre os artistas estão o cantor Diego Torres, coautor e interprete da canção, junto com Kany García, Leslie Grace, Thalía e Carlos Vives. A ideia é disseminar mensagens de esperança, bem-estar e saúde, voltadas especificamente para os jovens das Américas. As Américas ultrapassaram recentemente 1,6 milhão de mortes devido ao Covid-19 – mais de um milhão na América Latina e no Caribe – e mais de 67,6 milhões de casos confirmados.
A Diretora da Opas, Carissa F. Etienne, ressalta que mesmo nas regiões em que já estão sendo aplicadas as vacinas, as medidas de saúde pública para limitar a exposição ao vírus devem ser mantidas.
“Distanciamento social, limitação de reuniões e uso consistente de máscaras em ambientes públicos e lavagem frequente das mãos são nossa melhor esperança absoluta para reduzir o número de infecções por Covid-19 agora”, alerta.
Além de priorizar a prevenção com o uso de máscara, distanciamento social, higienização, lavagem das mãos e exposições desnecessárias, a campanha 2021 ainda abordará importantes questões de saúde mental relacionadas a pandemia.
Lançada originalmente em maio de 2020, a iniciativa também contempla a doação de todos os royalties recebidos pela gravadora sobre a faixa “Color Esperanza”, em perpetuidade, para apoiar a resposta da Opas contra a pandemia. As atividades de resposta da organização incluem a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), testes Covid-19 e equipamentos de cuidados intensivos para países como Belize, Bolívia, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Suriname.
Em março deste ano, a Opas entregou EPI salva-vidas a 36 países, incluindo 6,2 milhões de luvas, 2,1 milhões de aventais, 40 milhões de máscaras cirúrgicas e respiratórias, 371.000 óculos e mais de 24 milhões de kits de teste Covid-19. “Color Esperanza 2020” contribuiu para esses esforços.
De acordo com Alex Gallardo, presidente latino da Sony Music para os Eua, por muito tempo, ‘Color Esperanza’ brilhou como um farol de esperança para os fãs de música em todos os lugares.
“Temos a honra de nos unir ao Global Citizen para apresentar uma nova versão deste clássico, que inclui algumas das maiores estrelas da música latina para a próxima geração e apoiar a luta contra Covid-19 juntos. A música ainda traz esperança quando mais precisamos”, revela.
Hugh Evans, cofundador e Ceo da Global Citizen declara orgulho em unir forças com a Sony Music Latin para celebrar os profissionais de saúde de primeira linha em todo o mundo e apoiar a resposta da Opas ao surto de Covid-19.
“Devemos continuar a trabalhar juntos como uma comunidade global para enfrentar a crise atual e investir nas soluções necessárias para impedir outra pandemia antes que ela comece”, afirma.
Global Citizen é um movimento formado por pessoas que agem e geram impacto para erradicar a pobreza extrema até o ano 2030. Com mais de 10 milhões de usuários mensais, o movimento luta por mudanças de longo prazo em questões de sustentabilidade, igualdade e humanidade.
Redação Vida & Tal
Fonte: Pan American Health Organization (Paho)