Pensando na manutenção da saúde e qualidade de vida dos estudantes do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que estão em atividades remotas desde o início da pandemia, em março de 2020, a professora Micheli Venturini, idealizou o “Desafio 21 dias de Exercício Físico – IFBA”, projeto pedagógico que será desenvolvido como atividade das aulas de educação física.
O projeto, que acontece entre os dias 7 e 28 de junho, envolverá a participação de 135 estudantes dos cursos técnicos em eletrônica, automação e eletrotécnica do campus. A ideia, de acordo com Micheli, é estimular a prática de atividade física orientada para auxiliar no aumento da imunidade e na manutenção da qualidade de vida.
“Serão organizados clubes com desafios específicos que devem ser cumpridos pelos estudantes. Cada discente vai escolher um entre os seguintes clubes: Corrida, Caminhada, Bike, In House e Estudos/Leituras”.
Clubes e possibilidades de novas participações
Quem planeja cumprir as metas dos clubes Corrida, Caminhada e Bike fora de casa têm recebido as orientações para evitar aglomerações e buscar espaços abertos com poucas pessoas para manter um nível seguro de distanciamento. Micheli informa que, além disso, o termo de esclarecimento e autorização encaminhado para pais e responsáveis também inclui essas orientações.
O clube In House será voltado para aqueles que preferem desenvolver as atividades físicas somente em casa. O mais fácil dos desafios vai estimular os estudantes a alcançarem, durante os 21 dias, 500 abdominais de dois tipos, 600 polichinelos, 200 agachamentos e 15 minutos de prancha. Nos outros dois desafios, os números serão maiores.
Para os que não desejam fazer atividade física ou não podem por algum motivo médico ou risco no local onde mora, pode se inscrever no Clube de Estudos/Leitura. Os alunos que optarem por esse vão ajudar a receber e organizar os dados dos demais participantes. As atividades serão registradas em aplicativos como Strava e Adidas Training além de gravação em vídeo para registro e encaminhados para Micheli.
“Esse projeto me trará muitos dados importantes sobre a dinâmica de vida da juventude que faz parte do IFBA e pretendo tirar dessa construção, dois artigos científicos. Por enquanto, trata-se de uma experiência, exclusivamente, pedagógica. Mas eu já vislumbro que com ou sem pandemia, já é possível transformar essa ideia em um projeto para o campus Salvador, haja vista a dinâmica e relevância do assunto. Muitos familiares estão querendo participar também do desafio. Muitos estudantes de outras turmas estão me procurando pra isso também. Devo ter que criar um grupo de convidados pra abrir para mais gente participar”, adianta a docente.
De acordo com a idealizadora há a possibilidade de no futuro propor um projeto semelhante voltado para estimular hábitos de vida saudável entre os servidores da instituição. O projeto conta com o apoio de estudantes e professores das licenciaturas em educação física das universidades federais da Bahia e de Sergipe.
Redação Vida & Tal
Fonte: Instituto Federal da Bahia (IFBA)