Um estudo para determinação do teor de ferro de feijão preto cozido com e sem beterraba pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), revelou uma redução de 32% na quantidade de ferro do feijão preto cozido com a raiz. De acordo com a publicação, com o resultado, “a hipótese inicial da pesquisa que era de confirmar o senso popular de que cozinhar o feijão junto à beterraba aumenta o teor de ferro do alimento, ajudando portanto no combate a anemia ferropriva, não se confirma, muito pelo contrário, cozinhar beterraba junto com feijão e utilizar os grãos, sem o caldo, não aumenta a disponibilidade de ferro do respectivo prato”.
Para ajudar a entender, primeiro vamos desmistificar o ensinamento passado de geração em geração de que a beterraba é fonte de ferro. Definitivamente, não. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a beterraba é rica em açúcares e fonte de fibras alimentares, manganês, potássio e zinco, além de vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina C.
De origem europeia, da família Quenopodiácea, a hortaliça tuberosa assim como a acelga e o espinafre, a beterraba pode ser encontrada em três tipos: a açucareira, usada para produção de açúcar (xaropes), a beterraba forrageira, muito utilizada para alimentar animais e a beterraba cujas raízes são consumidas como hortaliça, que é a mais conhecida pelos brasileiros. Tanto as raízes quanto as folhas são comestíveis. Raízes com folhas são mais comumente encontradas em feiras orgânicas.
Muito consumida em saladas, crua, ralada, ou cozida e picada, a beterraba pode ser usada como ingredientes em pratos frios e quentes, salgados e doces que vão desde sorvetes a bolos, patês, suflês, risotos entre outros pratos. Já as folhas podem ser consumidas cruas em saladas quando colhidas bem jovens. As folhas mais velhas, podem ser preparadas refogadas ou cozidas com pouca água e consumidas como acompanhamento ou como ingrediente em omeletes, bolos, molhos, recheios e tortas salgadas.
No leste Europeu, a beterraba é o ingrediente principal da “Borsch or borscht”, uma sopa que pode ser preparada de maneiras diversas com a raiz. Aqui no Brasil, o Vida & Tal selecionou a receita da sopa de beterraba da Bela Gil – que rende até seis porções e com tempo de preparo estimado em 25 minutos. Bela Gil é mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação. É bacharelada em nutrição pela Hunter College em Nova York.
Ingredientes
4 beterrabas médias
Água
Sal
Azeite
½ cebola picada
Modo de preparo
Doure a cebola com azeite, acrescente a beterraba, agua e o sal. Cozinhe até ficar macia. Bata tudo no liquidificador. Coloque na geladeira para esfriar e sirva!