A maioria das pessoas bebem café antes do treino, pelo simples fato da cafeína ser um estimulante natural. Já outras pessoas bebem para se sentirem mais acordadas e/ou alertas. E uma melhora na função cognitiva também pode significar uma melhora no desempenho físico. Porém, a cafeína afeta as pessoas de maneiras diferentes e pode causar efeitos colaterais negativos, como ansiedade, insônia e dores de estômago.
De acordo com publicação pelo jornal Nutrientes, a cafeína pode melhorar o desempenho físico de uma pessoa durante o exercício, afetando a força muscular, resistência e habilidades cardiovasculares. Estudos apontam que mesmo doses moderadas de cafeína pré-treino podem melhorar o desempenho atlético individual. Os pesquisadores descobriram que o “queridinho” pode ser também particularmente útil para melhorar o desempenho de atletas de resistência.
Segundo artigo publicado pela Medical News Today, algumas pesquisas indicam uma melhora no desempenho muscular, a partir da ingestão da cafeína, embora não esteja claro por que ou quanto. Além disso, um pequeno estudo com atletas espanhóis de Jiu-Jitsu descobriu que consumir 3 miligramas (mg) de cafeína por quilograma (kg) de peso corporal antes de um treino aumentou a altura do salto vertical de uma e duas pernas.
Uma revisão de 2019 observou que muitos desses estudos analisaram jovens, homens e atletas. Os autores dizem que mais pesquisas são necessárias em mulheres, adultos mais velhos e não atletas.
Café e função cognitiva
Uma Revisão de 2018 investigou a influência da cafeína no desempenho físico e cognitivo. Ele indicou que a cafeína pode melhorar os estados cognitivos associados a um melhor desempenho atlético, como: alerta, concentração, níveis de energia e fadiga.
Ainda foi observado um aumento potencial na oxidação de gordura, ou seja, na queima da gordura. Mas atenção, segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), embora a cafeína possa aumentar a oxidação das gorduras, ela não está necessariamente ligada ao desempenho atlético de uma pessoa.
Café antes do treino
A melhor hora para tomar café antes do treino depende dos objetivos da pessoa. Por exemplo, se uma pessoa deseja aumentar o desempenho físico, incluindo resistência e força muscular, o ISSN diz que as pessoas devem consumir cafeína 60 minutos antes do exercício.
Um estudo em homens saudáveis, observou como o tempo da cafeína afetou o desempenho em diferentes tipos de exercícios. Ele mostrou que consumir cafeína 1 hora antes do exercício melhorou os saltos verticais explosivos e as contrações musculares isométricas. Um isométrico é um exercício estático que não envolve movimento articular, a exemplo das pranchas, sentar na parede e agachamentos estáticos.
No entanto, consumir cafeína 30 minutos antes dos exercícios dinâmicos como flexões, melhora o desempenho isocinético que embora a resistência possa variar, a velocidade permanece a mesma.
Redação Vida & Tal
Fonte: Medical News Today.