No próximo domingo (16), o carioca terá uma manhã de saúde e muita informação na orla de Copacabana durante a “Caminhada Valores da Vida”, promovida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro (Crefito-2). O evento gratuito pretende mobilizar profissionais e a população em geral em celebração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de Outubro. O ponto de encontro da caminhada será na Avenida Atlântica, em frente ao hotel Copacabana Palace às 10h, e será percorrido aproximadamente um quilômetro até a altura da Av. Princesa Isabel.
A presença dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no evento irá garantir o esclarecimento de dúvidas e dicas para uma vida mais saudável, além de atividades orientadas de ginastica laboral e alongamento terapêutico e distribuição de brindes. A iniciativa do Crefito-2 é divulgar os benefícios dos atendimentos desses profissionais através dos valores gerados para pacientes e pessoas atendidas. Por este motivo, a campanha deste ano foca nos VALORES da vida que podem ser alcançados pelas pessoas com a ajuda e o conhecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. O Crefito-2 escolheu sete valores para demonstrar esses conceitos:
O valor da vitória
Vencer é sempre o foco buscado por todo atleta. A Fisioterapia é colabora fundamental para atingir esse objetivo, prevenindo desgastes e recuperando os atletas.
O valor de caminhar
O caminhar nos permite ir e vir. A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional resgatam o valor de caminhar para aqueles que um dia estiveram temporariamente impossibilitados de se locomover.
O valor de um abraço
A importância de um abraço para quem enfrenta uma reabilitação é maior do que se pode imagina. Auxiliar o paciente para voltar a sentir essa emoção é trabalho conjunto do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta.
O valor de se relacionar
O relacionamento interpessoal em autistas é um desafio, especialmente em crianças. O terapeuta ocupacional se dedica a transformar a vida dessas crianças e propõe intervenções para melhorar o desempenho ocupacional, a autonomia, a qualidade de vida e o bem-estar.
O valor de respirar
Quem já sentiu falta de ar ou ficou sem fôlego sabe o valor de respirar. E a Fisioterapia é a responsável por ajudar a retomar esse ato involuntário essencial para a vida, especialmente quem passou por internação com intubação.
O valor de autonomia
Pacientes que tiveram sequelas por conta da Covid-19 ou que enfrentam alguma dificuldade para se comunicar e mesmo assim tomam suas próprias decisões, fazem escolhas e possuem autonomia. Através da prancha de comunicação tudo isso é possível.
O valor da independência
A independência se torna um divisor de águas quando um paciente, que precisava da ajuda de muitas pessoas, consegue fazer suas atividades de vida diária (AVDs) tranquilamente. Como abotoar uma camisa, escovar os dentes, pentear o cabelo, entre outras coisas.
O presidente o Crefito-2, Wilen Heil e Silva, destaca que a atividade é para todos. “Queremos unir os profissionais com a população em geral. A caminhada e as atividades físicas que faremos juntos vai reforçar os valores da vida que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional podem contribuir para todos alcançarmos, garantindo uma melhor qualidade de vida”, comenta.
A recomendação é que os participantes cheguem antes das 10h e sigam para o ponto de concentração. É aconselhável usar roupas leves e não esquecer a proteção contra o sol, com do filtro solar e bonés/chapéus.
Caminhada Valores da Vida
Data: 16 de outubro, às 10h
Local: Orla da Praia de Copacabana
Ponto de encontro: orla, em frente ao hotel Copacabana Palace
Ponto de chegada: orla, na altura da Av. Princesa Isabel
Distância: 1km aproximadamente
Atividades na chegada: ginástica laboral e alongamento terapêutico
Estação de Metrô mais próxima: Cardeal Arcoverde (seguindo pela rua Rodolfo Dantas)
Organização: Crefito-2
Redação Vida & Tal