Com cerca de 30 mil testes realizados na cidade maravilhosa, o projeto “Juntos pela Cura”, idealizado pelo cineasta e empresário carioca Wallace Meirelles, completa 1 ano como um forte aliado no combate a Covid-19. Tendo o ator Paulo Betti, como embaixador da campanha e da atriz Leona Cavalli como embaixatriz, a ação conta com a parceria do laboratório Vital e Palmar na realização dos testes rápidos, na zona oeste do Rio.
“Não consegui me concentrar em fazer arte no meio da pandemia porque me sinto na obrigação de arregaçar as mangas e fazer alguma coisa junto também. Um ajudar ao outro, ajudar a salvar um amigo, que ajuda a salvar o vizinho e assim por diante. Não adianta só ficar apontando o dedo um pro outro, mas sim cada um fazer a sua parte”, WM.
Meirelles conta que a iniciativa surgiu da ideia de unir e ajudar a classe artística, que passava por um momento de dificuldade e limitações com o fechamento dos teatros, suspenção das gravações, e principalmente de ajudar a salvar vidas.
“No primeiro momento pensei em parar para escrever alguns roteiros que eu estava na mente, mas foi quando veio a ideia de montar um drive-thru que pudesse testar as pessoas, e fui buscar apoio de alguns parceiros e da classe artística. Começamos em junho de 2020 e o objetivo principal era de salvar vidas, pois o governo ficou parado, travado logo no início da pandemia. Não estava testando ninguém, e agora estamos comemorando 1 ano de campanha”, declara.
Os testes realizados por drive-thru , todos os dias da semana, das 8h às 19h, no Posto Ipiranga (Avenida das Américas/ Recreio), e também no Posto Ipiranga Barra Garden (Avenida das Américas/ Barra da Tijuca), não é gratuito, mas funciona em sistema de cota – a cada 20 testagens pagas, uma é gratuita.
“Quanto mais testes realizados, mais testes gratuitos disponibilizamos para a classe artística. Por isso a campanha “Juntos pela cura”. Já alcançamos a marca de cerca de 30 mil testes realizados, entre pagos e gratuitos, ajudado bastante gente a detectar a Covid-19 e evitar novas contaminações pelo novo coronavírus”, afirma.
Para incentivar e alertar os jovens sobre a importância dos cuidados essenciais como o uso de máscaras, do álcool em gel e a necessidade o distanciamento social, a campanha tem como embaixatriz mirim a atriz Mel Maia.
“Eu estou muito feliz por ter sido convidada pelo Wallace Meirelles para ser embaixatriz teen da campanha “Juntos pela cura”, que consiste em fazer testagem e dar acesso ao teste de Covid à maior parte da população. Então é muito importante quem puder ajudar a divulgar essa causa tão importante e entrar nessa corrente do bem com a gente”, ressalta a atriz.
O cineasta ainda lembra que o Brasil tem 15 milhões de curados, ao mesmo tempo em que tem mais de 2 milhões de Covid-19 ativos e em escala crescente, além de reforçar sobre a importância em manter as medidas preventivas e avançar com as estratégias de vacinação no país.
“Infelizmente, existe uma expectativa de que esse número chegue aos 20 milhões de infectados. Eu acredito que pode chegar até mais um pouco, pelo ritmo que está, pelo atraso na vacinação. Se tivéssemos sido mais ágeis na vacinação, teríamos outro cenário. Já não é só um problema da pandemia, mas sim de gestão mesmo, de governo. Para que o Brasil fique imune, precisamos chegar aos 400 milhões de doses, e ainda estamos na casa do 100, então estamos apenas a 1/4 do que deveria ser feito”, lamenta Wallace, que já prepara seu retorno à Portugal para continuação das gravações da série “Imigrantes”, com a participação de atores de cinco países.
Informações sobre os testes podem ser obtidas por meio do telefone (21) 99919-8080 ou pelo Instagram @exames.vital.