O urologista Nilo Jorge Leão, coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), acaba de atingir a marca de 500 cirurgias robóticas. O paciente mais recentemente operado foi um morador de Alagoinhas submetido a uma prostatectomia radical robótica (retirada total da próstata com auxílio de robô) para tratar um câncer de risco intermediário. O procedimento minimamente invasivo durou 70 minutos. Devido às características da modalidade cirúrgica, o aposentado, recebeu alta hospitalar em 24 horas, poderá dirigir em sete dias, fazer caminhadas em 14 e voltar à sua vida normal em 30.
Além do câncer de próstata, boa parte das cirurgias realizadas pelo especialista tratou cânceres de rim e de bexiga. Além de tratamentos oncológicos, Nilo Jorge Leão participou de cirurgias multidisciplinares, para tratar doenças como endometriose e problemas urológicos congênitos em crianças, juntamente com outros membros do IBCR. Como proctor, o médico está treinando mais de 20 outros cirurgiões para realizar cirurgias robóticas na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo.
O médico atribui parte do sucesso dos procedimentos à imagem de alta definição proporcionada pela tecnologia robótica, que agrega visão tridimensional (3D) ampliada em 10 vezes. Para o futuro, o urologista espera que além dos grandes avanços no campo visual, a plataforma conceda uma melhor percepção tátil aos cirurgiões.
“Algumas empresas já estão desenvolvendo uma tecnologia que nos permitirá perceber melhor a textura e a resistência dos tecidos celulares. Além disso, com o avanço da Internet 5G, acredito que num futuro próximo tenhamos cirurgias robóticas remotas”, declarou o especialista, após se declarar “honrado e feliz, não só pelo marco representativo que demonstra ganho de experiência cirúrgica, mas em contribuir para o resgate da saúde e qualidade de vida de tantos pacientes que chegavam aflitos com um diagnóstico preocupante, mas agora estão bem”.
Nilo Jorge Leão também é coordenador do Núcleo de Uro-Oncologia do Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce) e urologista credenciado para realização de cirurgias robóticas em Salvador e em outros grandes hospitais em São Paulo.
Cirurgia Robótica ganha reforço
O mais novo integrante do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) é o médico Dr. Fábio Contelli, que além de atuar como cirurgião pediátrico, coordena a especialidade nos Hospitais Santa Izabel, Ana Nery e Instituto Couto Maia. O especialista em cirurgia pediátrica também opera no Hospital Aliança/Rede D’Or. Nas unidades que dispõem do sistema robótico, o Dr. Fábio Contelli está capacitado para o mais novo método, além das demais modalidades cirúrgicas (aberta/convencional e videolaparoscópica).
O IBCR, lançado há cinco anos, busca ampliar o conhecimento da sociedade sobre a cirurgia robótica, a fim de difundir a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pessoas. Para isso, reúne cirurgiões de diversas especialidades que oferecem assistência aos pacientes e proctorias aos médicos que precisam de qualificação, orientação e suporte para operar com o auxílio do robô. Mais informações estão disponíveis no site www.ibcr.com.br.
Redação Vida & Tal
Fonte: Brandão Comunicação.