A Páscoa é uma data especial para religiosos, aguardada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Os dias que antecedem o feriado são marcados por celebrações e missas. E no domingo, a tradição é comemorar a ressurreição de Jesus ao lado de familiares.
Outro costume bem popular é presentear pessoas próximas com ovos de chocolate, um dos símbolos da época. Existem modelos para todos os gostos, como os recheados, com brinde e os feitos para comer com colher. As opções aumentam a cada Páscoa com as novidades trazidas pelas marcas.
A procura por chocolate, que é grande durante o ano, aumenta de maneira expressiva nessa época. Os brasileiros costumam invadir supermercados e e-commerces em busca de produtos feitos com o item.
Expectativas de vendas para a Páscoa 2023
Trata-se da melhor data para o setor, que encara o período como a ‘Black Friday do chocolate’. Em 2022, 10 toneladas de ovos foram vendidas em todo o país. Os números são significativos, mas ainda estão abaixo do que é registrado nos Estados Unidos.
Só para ilustrar, a cada Páscoa, 180 milhões de ovos de chocolate são adquiridos pelos residentes em território norte-americano. 9 a cada 10 pessoas compram doces para comemorar o feriado, totalizando aproximadamente 2,2 milhões de dólares gastos com guloseimas pascais.
Votando para o Brasil, a indústria de alimentos aposta em um crescimento ainda maior no feriado de 2023, se comparado com o último ano
A Cacau Show projeta alta de 40% nas vendas, porcentagem correspondente a 23 milhões de ovos comercializados. Já a Nestlé espera vender os 12 milhões de ovos já produzidos e, como resultado, registrar aumento de 10%. A Lacta aguarda quase a mesma alta da Nestlé, atingindo entre 10% e 15%.
A esperança dessas empresas, e de diversas outras, está nos lançamentos de novos produtos, uma das tendências do setor. A Associação Brasileira de Chocolates, Amendoim e Doces (Abicab) afirma que o número de lançamentos é o maior desde 2015. Dos 440 produtos inseridos no mercado para a Páscoa, 163 foram disponibilizados pela primeira vez ao público.
Para dar conta do recado, as empresas precisaram abrir vagas temporárias, com o objetivo de conseguir produzir a meta estipulada. De acordo com o levantamento feito pela KPMG em parceria com a Abicab, 7,9 mil novos postos de trabalho foram criados em decorrência da Páscoa.
Situação do setor e crise das Americanas
Em relação ao cenário do mercado de um modo geral, as vendas também registraram alta nos meses de 2022. Conforme estudo publicado pela Abicab junto a Kantar, a subida foi de 10,3% entre janeiro e setembro, totalizando 1,75 bilhão de produtos.
Com isso, houve o faturamento total do setor chegou a R$ 7,2 bilhões, crescendo expressivos 16,3%. Um dos principais fatores para a alavancada foi a alta de consumidores, tanto dos que consomem em casa (in home) quanto os fora de casa (out of home).
Vale mencionar também sobre a crise nas Lojas Americanas, um dos maiores varejistas do país. A divulgação do rombo de R$ 20 milhões e o pedido de recuperação judicial mexeram com o mercado nos últimos meses.
Porém, o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, garante que ainda é cedo para projetar as consequências da crise na Páscoa deste ano.
A Americanas, por sua vez, precisou pagar seus fornecedores à vista para conseguir comercializar ovos de chocolate. O movimento não apenas salvou a Páscoa da empresa, como minimizou os impactos no mercado.
Os 13 milhões de ovos comprados, número inferior ao do que foi planejado, já estão disponíveis nas mais de 1700 unidades das Lojas Americanas. Uma das apostas da marca é a linha própria de ovos, que corresponde a metade do estoque.
Como funciona a indústria de chocolate?
Como visto nos últimos parágrafos, milhões de pessoas possuem gastos com presentes na Páscoa. Sem dúvida, o mais procurado é o ovo feito a partir do chocolate. Muitos o consomem, mas poucos sabem como ele é produzido.
A produção costuma iniciar no ano anterior, entre os meses de agosto e outubro, muito antes dos consumidores pensarem na Páscoa.
Para descobrir como os ovos são feitos, veja, a seguir, as 7 etapas que compõem o processo de fabricação dos tradicionais e chocolates vendidos durante o período de Páscoa.
1. Derretimento e pingadeira
O primeiro passo é mandar o chocolate derretido, em consistência cremosa, para dentro das formas em formato oval. O creme é inserido por meio de máquinas chamadas de pingadeira.
2. Centrifugação na forma
Depois de serem preenchidas na quantidade certa, as formas são retiradas da esteira e encaixadas em uma centrífuga. O processo serve para evitar imperfeições no ovo, deixando a superfície lisinha e brilhante.
3. Refrigeração
Sem retirar da forma, os ovos são mandados para o refrigerador. O formato é diferente do convencional, lembra fornos elétricos utilizados em pizzarias. A refrigeração serve para garantir a consistência ideal e evitar que o produto quebre.
4. Inspeção
Na quarta etapa, os ovos são retirados de suas respectivas formas e as metades coladas manualmente. Durante o processo, profissionais aproveitam para inspecionar os ovos, em busca de qualquer tipo de irregularidade.
5. Adição de recheio e brindes
Uma vez aprovado, o ovo de chocolate chega à fase de recheio e inserção de brindes. A adição de bombons ou brinquedos, por exemplo, depende do modelo do ovo fabricado. A etapa também é marcada por mais uma inspeção e pela pesagem antes de ser embalado.
6. Embalagem
A sexta, e penúltima fase de fabricação, consiste em embalar o ovo. O papel que envolve o produto é colocado junto ao copinho, que sustenta, laço e adesivo da marca.
7. Preparação para venda
Por fim, os ovos vão para dentro de caixas. Eles são colocados com delicadeza pelos funcionários, para que não sofram danos no caminho até o ponto de venda. Da fábrica, os itens são enviados direto para as parreiras que enfeitam os supermercados durante a Páscoa.
Redação Vida & Tal