Diante da infinidade de opções disponíveis no mercado, muitas vezes saber escolher o produto ideal para a pele, seja para os cuidados do rosto ou do corpo, se torna um desafio. De acordo com dados de um relatório realizado em 2019 pela Euromonitor Internacional, e publicado pela Revista Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão.
Isso explica por que a cada dia mais, nos deparamos com novos rótulos, novas marcas que prometem o “elixir da juventude”, oferecendo fórmulas milagrosas e o que há de melhor no quesito ciência e tecnologia. Mas como saber em qual delas confiar? O que realmente vai surtir efeito, e o que pode trazer benefícios ou prejuízos a curto, médio e longo prazo à saúde da pele?
Para responder a essas e outras dúvidas, o Vida & Tal convidou a esteticista e cosmetóloga, Mariane Albuquerque, que também estará ao vivo no Instagram do @portalvidaetal desta quarta-feira (31). Confira:
Como escolher o cosmético certo?
O primeiro passo para saber o cosmético certo, é saber o seu tipo de pele! A partir do momento que você sabe identificar qual a necessidade que a sua pele tem, você consegue comprar qualquer produto. Existem três tipos de pele, Pele Oleosa, Pele Mista e Pele Seca.
Pele Oleosa: é dominada pela maioria dos brasileiros, é uma pele difícil de tratar e de manter a oleosidade no nível estável, é uma pele caracterizada com muito brilho, oleosidade excessiva, geralmente mais espessa, com presença de poros dilatados, cravos e em alguns casos acne.
Pele Mista: Pele oleosa somente na região t (testa e nariz), em alguns casos no queixo, também com presença de poros dilatados nessa região.
Pele Seca: É uma pele mais ressecada, com aspecto esbranquiçado, aparência sem viço, luminosidade, com sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, e muitas vezes com coceira e descamação. É uma pele mais difícil de tratar, por conter baixo nível de hidratação.
O que é importante saber na hora de escolher o cosmético para o skincare?
O ideal é saber seu tipo de pele, após isso, saber se sua pele precisa daquele produto, qual a função e benefício ele terá pra sua pele, e qual o veículo que ele foi feito (gel, creme, aquagel, serum etc).
Quais substâncias presentes no rótulo devo evitar, por quê?
São várias, dentre elas as mais encontradas são o Parabeno: usado bastante como conservantes em produto cosméticos, porém, em algumas peles causa alergia e os Radicais Livres. Alguns produtos como por exemplo os protetores solares, tem substâncias químicas que aumentam a produção de radicais livres, eles acabam promovendo o envelhecimento precoce.
É interessante ficar atenta a ingredientes com denominações (em inglês): avobenzone, benzofenona, ethoxycinnamate e PABA./p>Lauril Sulfato de Sódio: é um ativo com o poder de detergente e espumante, muito usado e shampoos e sabonetes, para fazer a espuma e remover a gordura, quando enxaguado, o local estará limpo, porém, terá removido as camadas superiores da derme, como se houvesse removido mais que o necessário.
Outro alerta vai para os corantes, geralmente encontrados nos produtos de maquiagem, podendo causar irritação e sensibilidade na pele, alguns estudos informam que eles podem ser cancerígenos.
Quais produtos devem fazer parte da minha lista de produtos faciais?
O básico do skincare que toda pessoa deve fazer é a sigla LTHN (Limpar, Tonificar, Hidratar e Nutrir). Claro que de acordo com cada tipo de pele. Ex: se uma pessoa tem a pele mais seca e sensível, o ideal é não usar um tônico adstringente e sim uma água termal, que irá ajudar na hidratação e a acalmar a pele. Já o tônico adstringente é mais usado para peles oleosas, para tentar manter a pele com menos oleosidade por mais tempo.
Como escolher o melhor sabonete para a higiene da pele facial? Quantas vezes devo utilizar diariamente?
O sabonete ideal você vai escolher a partir do seu tipo de pele como já explicamos na primeira pergunta. Ex 1: se for um sabonete para pele oleosa ou acneica, procure um com o ativo “ácido salicílico”, ele ajuda a controlar a oleosidade e desobstruir os poros.
Ex 2: se for um sabonete para pele seca ou sensível, procure um com “zinco” e de preferência hipoalergênicos. Sempre indico para minhas pacientes usarem 2x ao dia, pela manhã ao acordar e pela noite antes de dormir.
Posso usar sabonete de bebê e shampoo Johnson para o rosto?
Na dúvida de qual sabonete usar para o seu tipo de pele, aposte no sabonete de bebê ou o famoso “Shampoo Johnson”, ambos têm Ph neutro, que é compatível com o Ph da nossa pele, sendo assim ele não fará mal, apenas irá higienizar sem agredir e estabilizar o Ph da nossa pele.
Posso utilizar lenços umedecidos para retirar a maquiagem?
Sim! Portanto que seja lenços umedecidos para maquiagem e não de bebê, e após a utilização do lenço, higienizar o rosto com o gel de limpeza e não esquecer de hidratar.