Para dar conta de todas as demandas e compromissos do dia a dia, um travesseiro adequado e em boas condições é fundamental para que o organismo se recupere das atividades diárias. Algumas características, como o material em que é confeccionado e a altura, fazem toda a diferença para manter a postura e promover o repouso, algo muito necessário para o bem-estar e qualidade de vida.
Existem diferentes modelos de travesseiros no mercado e Jeziel Rodrigues, consultor do sono da Anjos Colchões & Sofás, franquia especializada em colchões e estofados, dá dicas de como encontrar o travesseiro ideal.
O travesseiro certo para cada pessoa: O travesseiro certo está ligado diretamente com a posição que a pessoa costuma dormir e o aspecto do corpo.
“Quem dorme de lado e tem ombro mais largo precisa de um travesseiro alto para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão; já para quem dorme de lado mas tem ombro mais curto precisa de um travesseiro intermediário. Por sua vez, se for dormir de bruços, o ideal é um modelo mais baixo”, explica Jeziel.
Colchão e travesseiro novo: Para manter o alinhamento da coluna, principalmente da parte cervical, a regra é quando trocar o colchão, trocar o travesseiro.
“Não adianta comprar um colchão novo e não se atentar ao travesseiro, muitas pessoas trocam um e esquecem o outro, acreditando que problemas de dores, por exemplo, vão ser solucionadas, o que não necessariamente acontece. Importante reforçar que, a troca do travesseiro deve acontecer a cada seis meses e não ser substituído apenas quando é trocado o colchão”, diz o profissional.
Cuide do travesseiro: O recomendado é trocar a peça a cada seis meses. “Mesmo que aparente estar limpo, é necessário substituí-lo, já que, ao longo do tempo, perde a sustentação necessária para a coluna e para pessoas que possuem alguma enfermidade respiratória”, pontua o consultor da Anjos Colchões & Sofás.
Redação Vida & Tal