O retorno às aulas costuma ser de muita correria para os pais, principalmente em um momento tão especial, com protocolos de higiene e segurança, mas tão importante quanto a proteção contra a Covid-19 estão os cuidados com a higiene oral e as lesões bucais. Para evitar problemas como cáries, sapinho e estomatites, é necessário ensinar desde cedo os hábitos de escovação. Nesta fase eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança e assim perdurar até a fase adulta.
Além da dieta equilibrada para a merenda, a presença de um kit de higiene bucal dentro da lancheira pode ser um grande incentivo para que a criança não esqueça da escovação. É recomendado que a necessaire com escova de dente, gel dental e fio dental esteja sempre na lancheira, facilitando acesso às crianças depois da refeição.
“A volta às aulas deixa as crianças mais suscetíveis a infecções fúngicas e virais que ocorrem na boca, como a candidíase pseudomembranosa, conhecida como sapinho e a gengivoestomatite herpética primária, transmitida pelo contato com o vírus herpes simples, onde a criança pode desenvolver diversas úlceras, como aftas por toda boca, gerando dificuldade de engolir, dor de garganta e febre alta. Por isso é essencial que os cuidados com a higiene bucal sejam priorizados neste período”, destaca a dentista Bruna Lavinas, Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Estomatologia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.
Redação Vida & Tal
Fonte: