O torcicolo é uma contratura na musculatura do pescoço. Isso ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. O torcicolo é muito comum e pode acometer pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos, mas, existem alguns fatores de risco que podem influenciar no surgimento do problema.
De acordo com especialistas da Clínica Ortopédica Orto Center, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, algumas horas na posição errada já são suficientes para o surgimento do problema, que além de demorar para passar, afeta a produtividade.
Principais sIntomas do torcicolo
– Dor no pescoço;
– Dor de cabeça.
– Dificuldade de movimentação;
– Inchaço na região;
– Pescoço pendendo para um dos lados do corpo;
– Rigidez dos músculos da região;
– Tremor da cabeça;
Principais causas do torcicolo
– Anormalidades congênitas na coluna cervical;
– Ansiedade;
– Atividades físicas em excesso;
– Discinesia tardia;
– Dormir em posições inadequadas;
– Excesso de exercícios físicos;
– Histórico familiar do problema;
– Má postura diante ao computador ou ao usar o telefone;
– Traumas anteriores na região.
Dicas para evitar o torcicolo
– Adapte o seu local de trabalho para conseguir o máximo de conforto possível;
– Ajuste a mesa, o monitor e a cadeira para uma altura confortável sem que seja preciso flexionar o pescoço para frente;
– Use um apoio para os pés para manter a posição correta.
Tratamento do torcicolo
O diagnóstico é feito por meio de exames médicos e exames de imagem. O tratamento é conservador, ou seja, não há necessidade de cirurgia. O médico ortopedista pode prescrever medicamentos para alívio da dor e recomendar a aplicação de calor na região.
Além disso, pode ser feita a recomendação do uso de um colar cervical, que alivia o trabalho do pescoço e possibilita que os músculos relaxem de forma progressiva.
O tratamento com um fisioterapeuta pode ser necessário para fortalecer os músculos da coluna cervical. É importante lembrar que cada caso exige a avaliação de um profissional especialista. Vale ressaltar também que o torcicolo não é uma doença, e sim um sinal de alerta sobre alguma alteração na região do pescoço que merece ser investigada.
Redação Vida & Tal
Fonte: Clínica Ortopédica Orto Center.