O futebol é mesmo uma paixão nacional e internacional. Estima-se que cerca de 240 milhões de atletas amadores, de todas as faixas etárias e gêneros, pratiquem o esporte em todo o mundo. Mas, apesar de popular, a modalidade apresenta um alto índice de lesões, pois envolve grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e com muitas trocas de direção.
No Estudo epidemiológico das lesões no futebol profissional durante a Copa América de 2011, Argentina, o especialista em Medicina do Esporte, Ortopedia e Traumatologia, André Pedrinell afirma que “em virtude dessas características, o esporte apresenta em termos absolutos alto número de lesões”.
Segundo o especialista, as lesões mais frequentes ocorrem nos membros inferiores (coxas e joelhos), predominando as contusões, seguida pelas lesões musculares. Geralmente estas afecções apresentam, em sua maioria, grau leve de gravidade e acontecem de acordo com as etapas da partida, havendo discreto predomínio nos 15 minutos finais.
“Dentre as contusões, a maior parte é causada por trauma, mas também podem ser ocasionadas por sobrecarga. As lesões por sobrecarga acontecem quando sobrecarregamos demais os músculos, podendo lesionar as fibras musculares, gerando rigidez e dor no local”, revela.
Ainda segundo o estudo, André Pedrinelli cita que as contusões, os estiramentos e as entorses são as lesões mais frequentes encontradas na literatura. É ressaltado ainda que “como a maior parte das lesões ocorre nos músculos da coxa e da perna, houve concordância com os resultados obtidos em outros estudos, já que apontaram também os músculos da coxa (principalmente os posteriores) como o principal local da lesão”.
A gravidade das lesões pode ser classificada como: Grau I/Insignificante: não necessita afastamento; Grau II/Mínima: 1 a 3 dias de afastamento; Grau III/Leve: 4 a 7 dias; Grau IV/Moderada: entre 8 a 28 dias; Grau V/Grave: mais do que 28 dias de afastamento e Grau VI/Muito grave, com potencial de encerrar a carreira. Essa classificação é baseada no Consenso da FIFA de 2005.
Tipos de lesão
Contusões
As contusões são lesões causadas por trauma direto no corpo, sem que isso cause uma ferida na pele. É a lesão traumática mais frequente nas atividades esportivas. Geralmente não afeta ossos e ligamentos. Um tombo ou uma pancada podem desencadear uma contusão.
Contraturas musculares
A contratura muscular acontece quando um grupo de fibras musculares se contrai excessivamente e de forma não voluntária e não retorna ao seu estado normal de relaxamento.
Estiramentos
Os estiramentos acontecem quando o músculo é alongado além do seu limite. As fibras presentes nos músculos sofrem lesões causando dor e uma espécie de estalido. O estiramento é comum quando há falta de aquecimento e alongamento, mas o cansaço também pode contribuir.
Entorses
As entorses são lesões que afetam os ligamentos de uma articulação. As mais comuns no futebol afetam os joelhos e tornozelos. Eles podem ser definidos conforme o grau da lesão. As entorses geralmente estão relacionadas a um movimento brusco, normalmente de torção, que lesiona os ligamentos.
Instagram @andre.pedrinelli
Redação Vida & Tal
Fonte: Phototexto Comunicação & Imagem