A alta temperatura da estação torna necessário um maior cuidado com a alimentação e, principalmente, com a hidratação. O que pode acontecer com o consumo de frutas também. A recomendação da nutricionista Edna Santana, supervisora de Segurança Alimentar da Perini, é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que reponham os nutrientes liberados pelo corpo.
“Com o aumento da temperatura corporal, o organismo produz mais suor na tentativa de equilibrar o excesso de calor. Por isso, é importante repor a água e os eletrólitos que são eliminados”, informa a profissional.
As frutas são importantes nesse processo, já que ajudam na hidratação e, de quebra, são deliciosas. A orientação da nutricionista e ingerir de três a cinco porções por dia para compensar a perda de água. Uma boa escolha para se alimentar bem e economizar é aproveitar as frutas da estação. O verão é tempo de abacate, abacaxi, acerola, ameixa, banana, carambola, caju, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga e uva.
Segundo a nutricionista, a melancia ajuda a hidratar por ter um teor de água de 92%. “A fruta é rica em vitaminas A e C e rica em potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de água no corpo. Outra opção é o abacaxi, uma fruta com grande quantidade de líquido e perfeito para hidratar. Também é diurético e auxilia no processo digestivo, evitando problemas como a prisão de ventre”, informa Edna.
Redação Vida & Tal
Fonte: AC Comunicação.