O Brasil recebe mais 2,4 milhões de doses da Pfizer/BioNTech nesta semana. O primeiro lote, com 528,8 mil doses, desembarcou nesta terça-feira (29), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Essas doses serão distribuídas aos estados e Distrito Federal nos próximos dias. Outras duas remessas, com 936 mil doses cada, estão previstas para chegarem ao Brasil nesta quarta (30) e quinta (1º).
Até o momento, mais de 10,7 milhões de doses da Pfizer já foram enviadas para todo o País. Com o lote desta semana, o laboratório terá entregue mais de 12 milhões de doses ao Ministério da Saúde, somente no mês de junho. O contrato junto à farmacêutica prevê um total de 100 milhões de doses até setembro.
Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues entre setembro e dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer apenas em 2021. Além das doses contratadas junto ao laboratório, o Brasil também recebeu, na última semana, mais 842,4 mil doses da Pfizer via consórcio Covax Facility. Esse é o primeiro lote da farmacêutica que desembarcou no País fruto da aliança liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros.
Redação Vida & Tal
Fonte: Ministério da Saúde