Hoje, 12 de maio, é celebrado em todo o mundo, o Dia Internacional da Enfermagem, aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna. O tema para a campanha de 2021 é “Enfermeiros: uma voz para Liderar – visão para o futuro da Saúde”. Em 2021, designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o Ano Internacional dos Profissionais de Saúde e Cuidadores – em reconhecimento à atuação destes profissionais no enfrentamento da pandemia de Covid-19, o Conselho Internacional de Enfermagem procura vislumbrar o futuro da enfermagem e como estes profissionais irão transformar a visão dos cuidados em saúde.
Os objetivos do Ano dos Profissionais da Saúde e Cuidadores vão ao encontro dos objetivos da campanha do Dia Mundial da Enfermagem 2021, como por exemplo, “envolver os Estados Membros e todas as partes interessadas relevantes no diálogo sobre um pacto de cuidados para proteger os direitos dos trabalhadores de saúde e cuidadores, proporcionando condições e ambientes de trabalho decentes”; e “reunir comunidades, influenciadores, apoio político e social em solidariedade, defesa e cuidado aos profissionais de saúde e cuidadores”.
A organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) celebra o Dia Internacional da Enfermagem por meio de seu Departamento de Sistemas e Serviços de Saúde (HSS), que organizou um webinário no dia 11 de maio com o objetivo de celebrar a data e discutir a necessidade de proteger e investir em profissionais de enfermagem. O programa está disponível aqui e os interessados podem acompanhar a sessão através da plataforma Zoom com tradução simultânea em espanhol, inglês e português.
Também como parte da celebração do Dia Internacional da Enfermagem, a OPAS/OMS lança a publicação Contribuciones de los profesionales de enfermería y de partería a la salud de las mujeres – Relatos de la Región de las Américas (em espanhol; as versões em inglês e português serão publicadas a seguir). Está disponível ainda o Infográfico sobre a situação da enfermagem nas Américas. Não deixe de assistir ao vídeo Perspectivas y contribuciones de la enfermería para promover la salud universal, uma colaboração do Centro Colaborador da OPAS/OMS em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Illinois em Chicago e a OPAS.
A Bireme, no âmbito de sua missão de democratizar o acesso à informação, conhecimento e evidências em saúde, contribui extensivamente com as campanhas globais e regionais, colocando literatura científica e técnica de qualidade e conteúdo de enfermagem nas mãos dos profissionais de enfermagem, selecionados e disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Internacional (BVS Enfermagem).
A BVS Enfermagem tem como objetivo selecionar, organizar e divulgar o melhor da produção científica da área, para facilitar o acesso de profissionais, estudantes e tomadores de decisão em enfermagem às melhores evidências científicas. Seu portal utiliza as metodologias e tecnologias de gerenciamento da informação desenvolvidas pela Bireme, e é coordenado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, com a colaboração de uma rede de instituições produtoras de informação científica e técnica na área de Enfermagem na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, México, Cuba e Uruguai.
Redação Vida & Tal
Fonte: Opas/ OMS