Hoje, 10 de julho, é comemorado o dia Mundial da Saúde Ocular – um chamado para impulsionar a prevenção da cegueira. O objetivo da organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB) é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamentos para evitar a perda parcial ou absoluta da visão.
De acordo com a OMS, no mundo são mais de 285 milhões de pessoas com incapacidade visual e dos quais, 39 milhões são cegas. Estima-se que 80% destes casos poderiam ter sido evitados ou curados se o acesso à saúde ocular fosse para todos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. E alguns desses casos poderiam ser evitados se fossem diagnosticados e tratados corretamente.
Para o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a eliminação da cegueira evitável e/ou curável é uma questão social já que esta condição tem repercussões de grande envergadura que afetam todos os aspectos do desenvolvimento humano, social, econômico e de nível de vida. A prevenção e o tratamento precoce da perda da visão encontram-se entre as intervenções de saúde mais eficientes e que proporcionam melhores resultados.
Em mais de 130 países do mundo o profissional optometrista integra as equipes multidisciplinares responsáveis pela detecção precoce de alterações oculares, resolvendo o que lhe compete e encaminhando os pacientes necessitados para a atenção médica correspondente. Ainda de acordo com a CBBO, recentemente o STF reconheceu de forma unânime a qualificação do optometrista brasileiro, que a exemplo de todo o mundo, é formado por instituições de ensino devidamente autorizadas pelos entes governamentais.
Redação Vida & Tal
Fonte: Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO)