O mundo ainda vive a pandemia do novo coronavírus, que vem causando a morte de milhões de pessoas, desestabilizando famílias, economias e sociedades. Apesar da realidade da vacina, o cenário ainda exige cuidados e, mais do que nunca, é necessário lembrar o Dia Nacional da Saúde, nesta quinta-feira (5). A data marca o nascimento do médico sanitarista e cientista Oswaldo Cruz, reconhecido pelo combate às epidemias brasileiras no século XX, e promove a conscientização sobre a importância da educação sanitária.
A gerente de Operações Médicas do Grupo Vitalmed, Diana Serra, ressalta que o dia deve ser lembrado e o seu objetivo reforçado. Ela também chama a atenção para a necessidade de manter os cuidados de prevenção à covid-19.
“Mesmo quem já tomou a vacina deve continuar usando máscara, mantendo o distanciamento social e a higiene das mãos. O simples ato de lavar as mãos com sabão ou usar álcool em gel 70%, evita a contaminação por muitos vírus e bactérias”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem correta das mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta. Além disso, a médica ressalta sobre a importância de uma alimentação saudável, da prática de atividades físicas, de boas noites de sono e o abandono de hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo.
“A saúde do mundo está comprometida e todos os esforços de conscientização para a importância do cuidado com o corpo e a mente são ainda mais necessários”, declara Diana. A médica orienta que a ação faz o hábito e que as pessoas devem incluir alimentos saudáveis em suas refeições e fazer exercícios físicos diariamente, além de atividades artísticas e culturais para cultivar a beleza e uma mente positiva.
A doutora Diana explica que as atividades físicas reduzem o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo II, alguns tipos de câncer, além de prevenir a hipertensão arterial, ganho de peso, problemas nos ossos, e inibir o estresse, a ansiedade e melhorar o sono.
“Neste Dia Nacional da Saúde, vamos intensificar os cuidados conosco e com quem amamos”, conclui.
Redação Vida & Tal
Fonte: AC Comunicação