De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de ≥400g/dia (cinco porções/dia) de frutas e vegetais para garantir a ingestão diária de vitaminas, minerais e fibras alimentares. No entanto, ainda é observado o relato de indivíduos com diabetes que evitam a ingestão de algumas frutas específicas.
As frutas tornam-se mais adocicadas com o amadurecimento, porque o amido é convertido em monossacarídeos (açúcares). Porém, salientamos que não existe fruta proibida. O indivíduo com diabetes deve apenas atentar para a porção a ser consumida.
Estima-se que existam mais de 300 tipos de frutas tipicamente brasileiras. Cada uma delas possui uma porção específica. Apenas para exemplificar, 1 porção de fruta equivale a: 1 maçã pequena (±90g) ou 1 pêra média (±110g) ou 1 banana prata (±55g) ou 1/2 papaya (±155g) ou 1 fatia média de mamão formosa (±170g) ou 1/2 abacate médio (±200g) ou 1 laranja (±180g) ou 1/2 manga média (±110g) ou 1 fatia grande de melancia (±300g) ou 1 fatia média de melão (±230g) ou 2 fatias de abacaxi (100g).
Caso o indivíduo com diabetes observe que determinada fruta esteja afetando sua glicemia, deve procurar seu nutricionista para que seja orientado a acrescentar algum tipo de fibra alimentar (exemplo: chia, aveia) à refeição.
FIBRAS E DIABETES
As fibras são importantes aliadas tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes. As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são fundamentais no controle da glicemia e da gordura no sangue (aumento de colesterol e triglicerídeos, as chamadas dislipidemias), já as fibras insolúveis ajudam a melhorar a saúde intestinal e a saciedade, contribuindo também para o controle do peso corporal.
Para ter uma ingestão adequada de fibras, é importante incluir fontes diversificadas, que podem ser encontradas em vegetais diversos, especialmente os folhosos, talos de hortaliças, sementes diversas como as de linhaça, bagaços de frutas, farelo de aveia, feijões e outras leguminosas, como lentilha, ervilha e grão de bico. Essas fontes podem ser incluídas em preparações como saladas, iogurtes, acompanhamentos e até mesmo como petiscos saudáveis, sendo recomendado o consumo de 3 ou mais porções por dia, totalizando 30 gramas por dia.
Procure um nutricionista para te ajudar a adequar a quantidade e qualidade das fibras da sua alimentação e, dessa forma, obter todos os benefícios para a sua saúde.
Redação Vida & Tal
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).