A dōTERRA, empresa de bem-estar líder mundial no mercado de aromaterapia e óleos essenciais, acaba de inaugurar a sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Santa Catarina (Joinville), no maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park. As instalações possuem uma área total de 7.000m², com previsão de produção de mais de 100 milhões de frascos por ano. A empresa investiu R$ 50 milhões no projeto.
A fábrica começou a ser construída em agosto de 2022 e começará a operar a partir de setembro, envasando os óleos essenciais da empresa no Brasil. A dōTERRA® utiliza apenas óleos 100% puros, obtidos por meio de um rigoroso processo de qualidade próprio, que inclui o CPTG® (Certificado de Pureza Testada e Garantida). Esta sequência de mais de 50 testes, lote a lote, foram desenvolvidos pela empresa para assegurar a pureza dos óleos que serão envasados e é um dos grandes diferenciais da marca. Inclusive, a nova fábrica do Brasil conta com um laboratório CPTG de última geração, nos mesmos padrões de sua matriz nos Estados Unidos, para realizar esse processo.
“Alguns dos motivos que impulsionaram a decisão de estabelecer uma fábrica no Brasil foram a criação da capacidade produtiva para atender os planos de expansão da companhia, trazer mais eficiência nas operações e criar uma vantagem competitiva, com custos menores, disponibilidade de produtos e presença mais sólida da marca no país. Agora, a dōTERRA também terá capacidade de envasar óleos essenciais da biodiversidade brasileira para outros mercados do globo, tornando o Brasil um polo de produção e distribuição da empresa para o mundo”, declara Helton Vecchi, Diretor Geral dōTERRA Brasil.
O projeto seguiu os mais rigorosos padrões de engenharia, com sistemas de tratamento de resíduos, gestão eficiente de energia, uso reduzido de água, além de sistemas de proteção contra incêndio e acidentes. O espaço está preparado para receber visitantes, que poderão acessar o auditório, o laboratório, as linhas de envase e armazém. Além disso, a planta da fábrica conta com um Espaço de Experiência dōTERRA, para experimentação de produtos da empresa.
Outros benefícios logísticos
A Região Sul concentra o 2º maior percentual do setor industrial da economia nacional, atrás apenas da Região Sudeste. Entre outros benefícios, a infraestrutura local facilita a circulação de mercadorias, capitais e pessoas – além da proximidade com parceiros comerciais e oportunidade de atuação na América Latina.
A planta industrial está preparada para absorver volumes para exportação para América do Sul e também para outras regiões do mundo.
“Vai depender da demanda desses mercados e ofertas do mercado brasileiro”, continua Vecchi, “temos mais espaço para estoque, capacidade maior e mais rápida de produção, além de custos menores em toda a cadeia, como, por exemplo, no transporte de produtos”.
A estratégia de logística também visa atender o projeto de expansão das Casas dōTERRA, que funcionam como um espaço de relacionamento para clientes e Consultores de Bem-Estar, assim como pontos de distribuição de produtos nas mais diversas regiões do país.
Geração de empregos e renda
O aporte de R$ 50 milhões trará benefícios que vão além da geração de empregos, diretos e indiretos, passando inclusive por arrecadação de impostos.
“Na capacidade máxima de produção, devemos chegar a mais de 150 empregos diretos”, comenta Vecchi, “sem contar o número de fornecedores para a prestação de serviços, desde a construção até a fábrica em operação”.
A cidade de Joinville também contará com o apoio da doTERRA pra iniciativas de Responsabilidade Social, por meio da Healing Hands™ – criada em 2012 como uma organização oficial sem fins lucrativos com o principal objetivo de levar esperança para as comunidades carentes e fortalecê-las com as ferramentas necessárias para que se tornem autossuficientes.
“Isso será um dos principais diferenciais na nova fábrica: a aproximação com a comunidade local para ações sociais da Healing Hands™, assim como é feito em parceria com organizações e consultores de bem-estar, para oferecer esperança a milhões de pessoas em todo o mundo”.
Com uma trajetória de sucesso, a dōTERRA® tornou-se uma referência no setor de óleos essenciais e hoje, com iniciativas que vão além da Healing Hands, consegue ajudar as comunidades a melhorar seu próprio futuro econômico por meio dos modelos CoImpact Sourcing® (Fornecimento por CoImpacto), projeto de extração sustentável da dōTERRA.
A empresa capacita, melhora e impacta a sociedade em áreas do mundo onde melhor se cultiva plantas para óleos essenciais, trabalhando diretamente com os agricultores e produtores, oferecendo suporte educacional, desenvolvimento sustentável e um comércio justo para melhorar suas vidas e suas comunidades.
Redação Vida & Tal