O estoniano, Rauno Heinla, está de malas prontas para o Brasil para tentar o título do Força Bruta 2022, na 9ª edição da tradicional competição de strongman. A competição será realizada no próximo domingo (13), em Cotia (SP), cidade da região metropolitana de São Paulo, a partir das 9h, com transmissão ao vivo da Rede Globo, dentro da programação do Esporte Espetacular.
“Retornar ao Brasil será uma oportunidade incrível. Gosto bastante do país, tanto das pessoas quanto do clima. Sei que desta vez poderemos ter público, o que, infelizmente não foi possível no ano passado. Espero contar com a torcida dos brasileiros, porque sei que será um desafio enorme vencer o Força Bruta 2022”, garante Rauno Heinla, seis vezes o homem mais forte da Estônia, e dono dos títulos do Arnold South America Pro Strongman Champion, em 2017, e do Arnold Classic Austrália, em 2018. Em 2019, venceu o World Deadlift Championships e neste ano vai disputar o The World´s Strongman Atena Tour 22, contra os melhores do mundo na modalidade.
Imagine chegar na academia, pegar uma barra e começar a montar as anilhas. Uma, duas, três, quatro… até atingir a marca de 340 quilos para uma série de levantamento terra, também conhecido como deadlift. Parece loucura? Não para atletas do strongman, muito menos para Rauno Heinla, que postou em seu Instagram nada menos que 11 repetições do exercício erguendo a carga equivalente ao peso de 3 motos de 125 cilindradas.
A empolgação do atleta da Estonia para competir no Brasil tem um motivo claro. Conquistar o título que escapou por pouco em 2021. Heinla chegou a liderar o Força Bruta do ano passado, mas acabou superado pelo russo Mikhail Shivlyakov. Para finalmente levantar o troféu de campeão, ele precisará superar três adversários de peso, o canadense Jean-François Caron, 154 kg, o russo Dmitrii Skosyrskii, 125 kg e o norte-americano Rob Kearney. Rauno Heinla pesa 133 kg.
O Força Bruta 2022 terá três provas. Começa com a Carroça Humana, na qual os atletas precisam levantar uma carroça com até nove pessoas que, juntas somarão por volta de uma tonelada. A disputa se inicia com cinco pessoas, quando chega a nove, o competidor segue fazendo levantamentos até estourar o tempo de 1min30. Vence quem chegar até 9 pessoas e executar mais movimentos com a carroça completa.
A segunda prova é o tradicional Arremesso de Barril, no qual os atletas precisarão jogam barris de cinco pesos diferentes por cima de uma barra de cinco metros de altura. Em 2022, serão dez barris, dois a mais que no ano passado, com pesos de 17kg, 18kg, 19kg, 20kg, 21kg, 22kg, 23kg, 24kg, 25kg e 26kg. Ganha quem arremessar todos os barris no menor tempo.
Para fechar a programação e decidir quem será o campeão, a prova será o Carga Pesada. Cada atleta precisará puxar um caminhão Mercedes-Benz de oito toneladas por 15 metros. Vence quem arrastar o veículo até a linha de chegada no menor tempo.
Redação Vida & Tal
Fonte: ZDL Sports.