Comemorado no 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, será lembrado pelo Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, com programação para reforçar a importante luta de combate aos preconceitos em torno das doenças mentais e as práticas de isolamento de pacientes.
Promovido pela unidade Sete Lagoas, o evento online traz o tema – “Luta antimanicomial: história, ética e práticas para a saúde mental”. A programação tem início hoje (17), às 20h, com a psicóloga Elaine Loures e o debate sobre “Novos olhares de inclusão na saúde mental pela arte e pelo afeto”.
Amanhã (18), às 19h, será a vez da especialista em Neuropsicologia e em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Fabrícia Freitas, falar sobre “CAPS e Reforma Psiquiátrica: escritos de uma militância”. O objetivo é tratar a luta antimanicomial como compromisso com a saúde de todos.
“O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que as pessoas com sofrimentos mentais têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão do lugar de cidadãos”, diz a coordenadora da Una Sete Lagoas, Ana Cristina Muchon.
A Una Contagem também promove um debate com especialistas. Intitulado “Aquele que vê e cuida, também chora”, o evento será mediado por Thaís Alves, psicóloga especialista em saúde mental, às 19h, no dia 19. As inscrições podem ser feitas no site da Una.