As doulas são profissionais que prestam auxílio físico, informacional e emocional à pessoa durante seu ciclo gravídico-puerperal. Diversos locais do Brasil contam com essas profissionais atuando no Sistema Único de Saúde (SUS), seja de modo voluntário ou institucional. Por isso, o 1º Encontro Nacional de Doulas no SUS, evento promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), tem como objetivo fomentar espaços para o compartilhamento e troca de experiências sobre a atuação da Doula no SUS e sistematizar informações que se constituam em subsídios para a atuação político-institucional dessa profissional no sistema de saúde.
O evento acontece entre os dias 27 e 29 de maio de 2021, é gratuito e aberto a participação de profissionais com distintas formações. As atividades serão realizadas de forma remota pelo Youtube e o Zoom e, se possível, presenciais para um grupo restrito de pessoas. As inscrições estão abertas até o próximo dia 25 e devem ser feitas pela internet.
Outros cursos
O Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama) está oferecendo um curso online de formação de Doulas, previsto para acontecer entre os dias 15 e 18 de Junho de 2021.
Com carga horária de 32 horas, das 8h30 às 18h, curso tem por objetivo formar doulas aptas a acompanhar parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico, emocional, afetivo e psicológico, proporcionando à mulher uma experiência de parto a mais positiva possível.
Trata-se de um curso teórico-prático, estruturado quase totalmente em aulas expositivas e algumas aulas com demonstrações de práticas e técnicas. Não há aula prática, e todas as informações passadas são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e na Medicina Baseada em Evidências.
O curso é direcionado para Psicólogas, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiras Obstetras, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, acadêmicas, voluntárias, e todos aqueles ligados direta ou indiretamente à assistência ao parto. Mas não é rqeuisito ser profissional da area de saúde. Incrições, informações e valores no site do Grupo Gama.
Sobre Doula
Segundo o site Doulas do Brasil, a palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
“O ambiente impessoal dos hospitais, a presença de grande número de pessoas desconhecidas em um momento tão íntimo da mulher, tende a fazer aumentar o medo, a dor e a ansiedade. Essas horas são de imensa importância emocional e afetiva, e a doula se encarregará de suprir essa demanda por emoção e afeto, que não cabe a nenhum outro profissional dentro do ambiente hospitalar”, afirma a doula Ana Cris Duarte, da Doulas do Brasil.
Quem pode ser doula
Qualquer mulher com mais de 18 anos pode ser doula, inclusive quem não é profissional da saúde. Não é fundamental que seja mãe, mas a experiência da maternidade com certeza traz um componente especial à relação doula-gestante.
“Não precisa ter tido parto normal para ser uma boa doula. É fundamental que seja um caminho vocacional, pois o trabalho é difícil, cansativo, em horários ingratos, sem qualquer previsibilidade. Quem não faz esse trabalho por fé, acaba se cansando e sendo ineficiente”, revela.
Formação
Existem dois caminhos básicos. O mais comum é fazer um curso e depois começar a praticar. Outra possibilidade é fazer o caminho autodidático, baseado em leituras e atendimentos, mais adequado para quem já tem contato prévio com gestantes (exemplo professoras de yoga, terapeutas corporais, etc).
Ainda de acordo com a doula, Ana Cris Duarte, as pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode diminuir em 50% as taxas de cesárea, em 20% a duração do trabalho de parto, 60% os pedidos de anestesia, além de diminuir em 40% o uso da oxitocina e 40% o uso de forceps.
“Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados”, finaliza.
Redação Vida & Tal
Fonte: EPSJV/Fiocruz/ Doulas do Brasil e Grupo Gama.