De acordo com publicação pelo site oficial do governo americano, o U.S Food & Drug Administration (FDA), antes de realizar implantes dentários é importante estar ciente dos benefícios, riscos e nível de segurança do procedimento. A FDA destaca que implantes dentários são dispositivos médicos implantados cirurgicamente na mandíbula para restaurar a capacidade de mastigação ou a aparência de uma pessoa. Eles fornecem suporte para dentes artificiais (falsos), como coroas, pontes ou dentaduras.
Isso acontece quando um dente é perdido devido a uma lesão ou doença, uma pessoa pode ter complicações como perda óssea rápida, fala defeituosa ou alterações nos padrões de mastigação que resultam em desconforto. Substituir um dente perdido por um implante dentário pode melhorar significativamente a qualidade de vida e a saúde do paciente, mas antes de escolher implantes dentários, converse com um profissional habilitado sobre os benefícios e riscos potenciais e se você é candidato ao procedimento.
Importante saber
– A saúde geral é um fator importante para determinar se você é um bom candidato para implantes dentários, quanto tempo levará para cicatrizar e quanto tempo o implante pode permanecer no lugar.
– É importante saber marca e modelo do sistema de implante dentário está sendo usado e guarde essas informações em seus registros.
– Evite fumar, pois pode afetar o processo de cicatrização e diminuir o sucesso a longo prazo do implante.
– O processo de cicatrização do corpo do implante pode levar vários meses ou mais, durante os quais você normalmente tem um abutment temporário no lugar do dente.
Pós-implante
– Siga cuidadosamente as instruções de higiene oral fornecidas pelo seu dentista. A limpeza regular do implante e dos dentes adjacentes é muito importante para o sucesso do implante a longo prazo.
– Agende visitas regulares com seu provedor de serviços odontológicos.
– Se sentir que o implante está solto ou dolorido, informe o seu dentista imediatamente.
Benefícios x riscos
Às vezes podem ocorrer complicações. As complicações podem ocorrer logo após a colocação do implante dentário ou muito mais tarde. Algumas complicações resultam em falha do implante (geralmente definida como afrouxamento ou perda do implante). A falha do implante pode resultar na necessidade de outro procedimento cirúrgico para corrigir ou substituir o sistema de implante.
Restaura a capacidade de mastigar
Restaura a aparência cosmética
Ajuda a evitar que o maxilar encolha devido à perda óssea
Preserva a saúde dos ossos e gengivas circundantes
Ajuda a manter os dentes adjacentes (próximos) estáveis
Melhora a qualidade de vida
Riscos
Danos aos dentes naturais circundantes durante a colocação do implante
Lesão nos tecidos circundantes durante a cirurgia, como perfuração do seio nasal
Lesão durante a cirurgia (por exemplo, fratura do osso do maxilar circundante)
Função inadequada, como sensação de que os dentes não se mordem normalmente
Uma sensação de que o dente está solto ou torcido no lugar resultante de um afrouxamento do parafuso do abutment
Falha do corpo do implante (frouxidão do corpo do implante):
– devido a infecção sistêmica, que pode ser mais provável em pacientes com diabetes não controlada;
– devido à infecção local no osso e gengivas que suportam o corpo do implante;
– devido ao atraso na cicatrização, o que pode ser mais provável em pacientes que fumam.
Dificuldade em limpar as gengivas ao redor do implante, resultando em má higiene oral
Doença periodontal não tratada
Dormência pós-cirúrgica devido ao choque ou dano do nervo
A recomendação do FDA é de sempre notificar os profissionais de saúde e técnicos de imagem, caso possua implantes dentários antes de realizar qualquer procedimento de imagem por ressonância magnética (MRI) ou raio-x. Os implantes dentários podem distorcer ou interferir nessas imagens. O FDA não tem conhecimento de nenhum evento adverso relatado para procedimentos de ressonância magnética ou raio-x com implantes dentários.
Segurança dos implantes dentários
Os sistemas de implantes dentários são normalmente feitos de materiais que seguem os padrões de consenso internacional da International Organization for Standardization (ISO) ou ASTM International. Esses padrões contêm detalhes sobre o que torna um material seguro. A maioria dos sistemas de implantes dentários é feita de titânio ou óxido de zircônio. Outros materiais, como ligas de ouro, ligas à base de cobalto, ligas de titânio ou materiais cerâmicos, às vezes são usados. Os perfis de segurança desses materiais são bem conhecidos.
Os sistemas de implantes dentários são avaliados de acordo com os padrões de consenso internacional. O teste de biocompatibilidade, para mostrar que o contato corporal com o dispositivo não causa complicações como irritação ou reação alérgica, faz parte da avaliação que ajuda a garantir que os materiais do sistema de implante dentário sejam seguros e não causem efeitos adversos quando implantados em pessoas.
Para os fabricantes comercializarem sistemas de implantes dentários nos Estados Unidos, eles devem primeiro mostrar ao FDA que seus sistemas são tão seguros e eficazes quanto os sistemas de implantes dentários já existentes no mercado.
Redação Vida & Tal
Fonte: Texto traduzido original do U.S Food & Drug Administration (FDA).