4
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
  • Login
No Result
View All Result
CONTATO
Vida & Tal
  • Home
    • Contato
  • Beleza & Estética
  • Saúde
    • Saúde Mental
  • Vida & Estilo
    • Fitness
    • Nutrição
No Result
View All Result
Vida & Tal
No Result
View All Result
Home Saúde

Instituto busca parceria de empresas durante o Outubro Rosa

ONG promove o acesso ágil ao tratamento de câncer de mama para mulheres de baixa renda,

by João Florêncio
23/09/2021
in Saúde
1
Instituto busca parceria de empresas durante o Outubro Rosa

Imagem de Foundry Co por Pixabay

CompartilheCompartilheCompartilhe

O Instituo Protea, fundado em 2018, atua diretamente no suporte e viabilidade no tratamento do câncer de mama para mulheres, acreditando que todas têm o direito à vida em sua plenitude e, portanto, devem receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico. Com ampla atuação durante todo o ano, a Ong se prepara para o Outubro Rosa de 2021 e recruta empresas interessadas em estabelecer parcerias para ações que promovam a visibilidade da batalha contra o câncer de mama.

“O que me levou a fundar o Protea foi o inconformismo com as diferentes realidades, entre uma pessoa como eu, que pude me tratar e ter a chance de cura, e uma pessoa que não tem seguro-saúde no Brasil, se vendo obrigada a esperar meses para começar o tratamento sabendo que tem a doença. Foi por isso que criei o instituto. Nosso objetivo é que a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil, que é de 27% em 5 anos, caia para algo mais próximo dos Estados Unidos, que é entre 5 e 8%. Todo este contexto faz do Protea meu propósito de vida e, junto a este grupo de mulheres e homens que reunimos, queremos fazer a diferença para a sociedade de um modo geral.”; afirma Gabriella Antici, fundadora do Instituto Protea.

Mais de 70 empresas já fecharam parceria com o Instituto e a expectativa é superar o número de apoiadores de 2020, quando mais de 100 instituições diversas firmaram ações parceiras com o PROTEA. A campanha de doação voluntária e arrecadação de recursos também contempla a colaboração de pessoa física. Para doar, basta acessar o site oficial.

O foco da Ong, desde sua criação, é viabilizar tratamentos contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda. Em apenas três anos, já foram realizados mais de vinte mil exames e consultas, além de cirurgias, quimioterapias e radioterapias, impactando quase três mil mulheres – com o tratamento completo, já foram atendidas 770 mulheres.

 “O tratamento contra o câncer de mama é muito caro e demanda um compromisso de 11 meses com a paciente, por isso buscamos esses recursos financeiros no Outubro Rosa”, complementa Cristina Assumpção, diretora executiva do Protea.

No ano passado, 44% dos recursos vieram de campanhas no Outubro Rosa, portanto, a expectativa do time da instituição com 2021 é relevante, já que cada doação pode literalmente ajudar a salvar vidas. Como no Brasil, 75% das pessoas não possuem plano de saúde, o instituto almeja impactar, ao menos, 1.300 mulheres, durante este ano.

No decorrer desses três anos de atividade, o instituto estabeleceu atuação em parceria com o Hospital Santa Marcelina (SP) e desenvolveu diferentes modelos de ações conjuntas com empresas e organizações.

Parceria de Conscientização

A equipe do Protea leva às empresas parceiras médicos de seu Conselho ou líderes do Instituto para falar sobre o câncer de mama, métodos de prevenção e exames de rotina.

Parceria de Divulgação

O Instituto desenvolveu um modelo de parceria para empresas que tenham o interesse em divulgar a atuação do Protea, em variados tipos de comunicação, como Redes Sociais, por exemplo.  Este é um movimento de suma importância para a organização, que pode crescer em número de seguidores e impacto das suas ações e mensagens.

Parceria de doação de recursos

O formato de parceria para doação financeira permite que empresas desenvolvam ou utilizem seus produtos em campanhas de vendas com doação de parte dos recursos para a instituição. Os valores correspondentes são utilizados exclusivamente no custeio de tratamentos contra o câncer de mama. Essas ações impactam diretamente no número de mulheres tratadas.

Alguns exemplos de doação de recursos que traduzem o modelo acima foram adotados por empresas como Lojas Marisa e Le Lis Blanc. A primeira, além de criar uma linha de produtos para mulheres mastectomizadas, doa parte das vendas de toda a sua linha de moda feminina para o Instituto Protea, no Dia Rosa (data em que a marca promove ações do Outubro Rosa). Já a segunda marca, desenvolveu uma vela decorativa e uma linha de pratos e tigelas com 100% do lucro das vendas destinados ao Instituto.

Com estes moldes de parcerias estabelecidos, o Protea ressalta a importância de cada um e estabelece uma relação de confiança com as empresas interessadas. Todo o trabalho do Instituto, desde sua fundação, é auditado pela KPMG. Entre as empresas que já mantém parceria firmada com o Protea atualmente, estão: CCR, BTG Pactual, JCDecaux, Instituto Avon, JP Morgan, Lojas Marisa, Strava, Le Lis Blanc, entre outras.

Os números do câncer de mama no Brasil

Mais de uma em cada quatro mulheres com câncer de mama, no Brasil, perde a batalha pela vida. (Nos países desenvolvidos, menos de 1 em cada 10 mulheres morre). Durante o ano de 2021, estima-se que 66 mil novos casos de Câncer de mama serão diagnosticados e, segundo especialistas, após a pandemia da covid-19, pode haver uma epidemia de casos avançados de câncer de mama. Isso por que aconteceram diversos cancelamentos de cirurgias e redução do número de mamografias em 2020 e 2021, além da suspensão de tratamentos.

A taxa de mortalidade pela doença, segundo estimativas do Oncoguia, subiu para 27.6%, índice inaceitável para uma doença que, se tratada precocemente, tem 95% de chances de cura.

Em números, os dados abaixo, correspondentes a 2020, apresentam uma dimensão dos riscos:

– Queda de 49.1% no número de mamografias realizadas;

– Redução de 39.1% na quantidade de biópsias;

– Diminuição de 16.2% nas cirurgias.

– Em 2020, 1.000.000 (um milhão) de mulheres deixaram de fazer mamografia (Fonte: DataSUS)

Redação Vida & Tal

Fonte: INCA (Instituto Nacional do Câncer) e dados da Roche e do Radar do Câncer/ Marra Comunicação.

Tags: #combateaocâncerdemama#outubrorosasaúdesaúdedamulher
João Florêncio

João Florêncio

Artigos Relacionados

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

Rio inicia vacinação de idosos contra nova variante da covid-19

by João Florêncio
19/05/2025
0

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (19) a aplicar a nova vacina contra a variante JN.1 da...

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

SUS amplia acesso à donepezila para casos graves de Alzheimer e beneficia 10 mil pacientes

by João Florêncio
16/05/2025
0

O tratamento contra o Alzheimer no Brasil acaba de ganhar um reforço importante. O Ministério da Saúde publicou, nesta quinta-feira...

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

Pesquisa inédita revela 8 milhões de variantes genéticas exclusivas em brasileiros e pode transformar políticas públicas de saúde

by João Florêncio
16/05/2025
0

Um mapeamento genético sem precedentes revelou mais de 8 milhões de variantes genéticas nunca antes descritas em outras populações mundiais....

Next Post
Confira sete mitos sobre cirurgia plástica

Confira sete mitos sobre cirurgia plástica

Please login to join discussion

Recomendado

Ácido Hialurônico: mitos e verdades

Ácido Hialurônico: mitos e verdades

2 anos ago
“Mulheres na ciência” e a equidade de gênero

“Mulheres na ciência” e a equidade de gênero

4 anos ago

Mais Populares

    Conecte-se

    • Termos de Uso
    • Política de privacidade

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    Categorias

    • Artigos
    • Beleza & Estética
    • Fisiculturismo
    • Fitness
    • Moda
    • Nutrição
    • Saúde
    • Saúde Mental
    • Saúde Oral
    • Sem categoria
    • Vida & Estilo

    Sobre Nós

    No Portal Vida & Tal você fica sabendo o que acontece no Brasil e no mundo com matérias e entrevistas exclusivas sobre saúde, bem estar físico e mental, além de beleza e estética.

    CNPJ 33.149.011/0001-97

    • Home
    • Beleza & Estética
    • Saúde
    • Vida & Estilo

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    No Result
    View All Result
    • Home
      • Contato
    • Beleza & Estética
    • Saúde
      • Saúde Mental
    • Vida & Estilo
      • Fitness
      • Nutrição

    © 2020 Vida & Tal. Todos os direitos reservados.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Create New Account!

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In
    Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.