Itaguaí marcou presença na Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) 2025, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, em Volta Redonda (RJ). A competição contou com 13 modalidades adaptadas e reuniu atletas de várias cidades do estado.


O município foi representado por duas delegações: uma da Secretaria Municipal de Esportes e outra pelo Projeto Viva Junto – Esporte, Inclusão e Transformação, apoiado pela prefeitura e com professores da rede municipal.
A delegação da Secretaria de Esportes, liderada pelos professores Luana Mariana, Caio Goulart, José Marcelo e João Pablo, contou com 11 atletas que conquistaram três medalhas de ouro (duas na corrida e uma na natação), três de prata (duas na corrida e uma na natação) e três de bronze (duas na corrida e uma na natação).
“Levar nossos atletas para a Olimpede foi uma experiência incrível. Tivemos medalhas em todas as frentes que disputamos e, pela primeira vez, Itaguaí foi representada na natação com resultados premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares”, destacou Luana Mariana, coordenadora do projeto.


O Projeto Viva Junto participou com 30 atletas, somando quatro ouros (duas no arremesso de peso, uma na caminhada e uma na corrida), duas pratas (ambas na corrida) e um bronze (na corrida), além de diversas participações nas modalidades. A equipe é coordenada por professores da rede municipal e busca promover inclusão e transformação social por meio do esporte. Fernanda Spíndola, coordenadora do Projeto Viva Junto, reforçou a importância da Olimpede.
“A Olimpede tem um papel fundamental para a inclusão social e esportiva em Itaguaí, pois vai muito além de uma competição: ela representa oportunidade, visibilidade e valorização. Não é só um torneio, é um marco de inclusão, cidadania e transformação social em Itaguaí”, exaltou.
Entre as modalidades disputadas estiveram atletismo, natação, tênis de mesa, jogos de salão, taekwondo, judô, badminton, futsal, voleibol especial, cabo de guerra, habilidades, goalball e bocha