Em 19 de agosto é comemorado o Dia do Médico do Tráfego, especialidade médica que tem o trabalho de avaliar e acompanhar a saúde do condutor de veículos, sempre focado na garantia das melhores condições também para todo o sistema de trânsito. Mas você entende a importância dele? Sabe quando deve procurá-lo?
De acordo com o médico do tráfego, secretário geral da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior, o especialista se propõe a estudar as causas dos sinistros de tráfego a fim de preveni-lo ou minimizar as suas consequências, além de contribuir com subsídios para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do motorista.
“A medicina do tráfego é o ramo da ciência médica que trata da manutenção do bem-estar físico, psíquico e social do ser humano que se desloca, qualquer que seja o meio que propicie a sua mobilidade, cuidando, também, das interações desses deslocamentos e dos mecanismos que o propiciam, com o homem, visando ao equilíbrio ecológico”, aponta.
Segundo o especialista, o Médico do Tráfego contribui com subsídios técnicos para a elaboração do ordenamento legal e a modificação do comportamento do usuário do sistema de circulação viária e tem como missão maior preservar vidas nos deslocamentos humanos.
Atividades desenvolvidas
De acordo com o médico, esse profissional atua principalmente nas clínicas credenciadas ao Detran e possui, em sua lista de atividades desenvolvidas, entre outras, o exame de aptidão física e mental dos condutores e candidatos a condutores de veículos automotores.
“Além da avaliação do condutor, também há outras atuações para o médico de tráfego. Um exemplo interessante são as juntas médicas de trânsito, que avaliam pessoas com mobilidade reduzida e contribuem para inclusão social dos indivíduos com deficiências, permitindo que possam conduzir veículos adaptados com segurança”.
Redação Vida & Tal