A profissão de modelo é cercada de achismos. Há quem acredite que tudo se resume a fotografar, desfilar e ficar bonita, mas o processo envolve mais trabalho e dedicação do que aparenta. Modelo intencional, a brasileira Thayná Soares mora em Paris e desfila nas maiores semanas de moda do mundo e conta que o trabalho também exige preparo físico e saúde em dia.
“Sempre tive dificuldade de manter meu peso durante os trabalhos mais extensos, e quando se é modelo esse é um aspecto importante. Nossas medidas são verificadas centímetro por centímetro porque usamos muitas roupas sob medidas, a variação precisa ser mínima”, comenta a modelo.
A corrida é a principal atividade física da modelo, que costuma praticar de duas a três vezes por semana. “Corro de sete a dez quilômetros, sendo não só uma ação para manutenção de peso, mas um momento onde eu relaxo a mente e deixo o corpo comandar”, declara.
Quando não pode optar pela caminhada ao ar livre, Thayná Soares adota um treino aeróbico e calistênico, no qual usa acessórios como cordas, pesos e tapetes.
“No início é complicado manter a constância na atividade física, mas gradualmente isso se torna um prazer e é o corpo quem começa a pedir por movimento”.
Entre os benefícios sentidos pela modelo internacional quando se mantém firme nas atividades estão melhora no equilíbrio, humor e concentração. Para manter o peso regular e, principalmente, estar saudável para conseguir trabalhar sob estresse e pressão, ela também conta com a ajuda de uma nutricionista de alto rendimento.
“Buscamos a alimentação mais natural possível. Tudo que é processado fica de fora da minha dieta, que, na verdade, é mais uma reeducação alimentar”, diz.
A rotina alimentar a modelo conta com duas refeições mais robustas e alimentos naturais no café da manhã e pequenos lanches ao longo do dia.
“Quando eu preciso perder peso de maneira rápida e segura, eu e minha nutricionista partimos para o estágio cetogênico, onde cortamos os carboidratos e optamos por um jejum intermitente”, conta Thayná Soares.