A Prefeitura de Sinop (Mato Grosso) lançou, no último dia 6, um programa educacional voltado à prevenção da obesidade nas escolas. Através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, o programa “Saúde em Movimento na Escola” irá acompanhar o desenvolvimento físico, motor e socioafetivo dos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), por meio de abordagens de temas que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados em decorrência do Plano Nacional de Educação (PNE), em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e atendendo ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
“O Programa veio de encontro as necessidades de fazermos uma ação de cuidado com nossas crianças. A administração, o nosso prefeito Roberto Dorner, não tem medido esforços no que se refere a investirmos em educação. E essa é mais uma ação positiva da gestão em favor dos nossos alunos, e de toda comunidade escolar. E hoje estamos contentes em lançar esse projeto que vai auxiliar nossas crianças em relação a uma alimentação saudável, e com isso prevenir e reduzir os casos de sobrepeso e obesidade”, explicou a secretária de Educação, Sandra Donato.
O programa será conduzido pelos profissionais de educação física da rede municipal de ensino, com a supervisão da Secretaria de Educação. As estratégias de trabalho são variadas, como por exemplo: diagnóstico da condição de saúde de escolares; desenvolvimento de um software de avaliação física, motora e comportamental; inserção de material didático de saúde da criança na disciplina de Educação Física Escolar; semana de saúde na escola e mostra de saúde; acompanhamento de equipe multidisciplinar para escolares com diagnóstico de problemas de saúde e articulação com a UFMT para pesquisas clínicas em saúde da criança.
De acordo com a coordenadora do projeto, Cristiane Pereira, os trabalhos começarão em quatro unidades educacionais. “Esse é um projeto muito importante, o qual iremos trabalhar com todos os alunos do ensino fundamental. No primeiro momento, 800 alunos de quatro unidades participarão do programa, sendo as seguintes EMEBS: Professora Ana Cristina de Sena, Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, Aleixo Schenatto, Taciana Balth Jordão. Estamos felizes pois o projeto foi abraçado por todos envolvidos”, detalhou.
O professor de educação física, Miguel Junior Santos Guedes, do Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, destaca que o projeto vem de encontro as necessidades. “É um projeto muito importante que envolve toda comunidade escolar. Estamos voltando de uma pandemia e os nossos alunos ficaram muito tempo parados, e agora vamos fazer esse acompanhamento com eles”, pontuou.
O evento, realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), reuniu profissionais da educação e comunidade. Também participaram do lançamento a secretária de Saúde, Daniela Galhardo e, o vereador e professor Mário. Secretaria de Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso (Campus Sinop) e Rotary Club de Sinop são parcerias do projeto.
Redação Vida & Tal
Fonte: Prefeitura de Sinop.