A indústria do canabidiol (CBD), um dos princípios ativos da Cannabis Sativa, popularmente conhecido como maconha, está em expansão. Estima-se que a partir de 2020, o mercado alcance a casa dos 22 bilhões de dólares em lucros anuais. No Brasil, esse número poderia chegar a 45 bilhões de reais, caso o país adotasse “a mesma regulação dos países que já permitem a exportação”.
Em função das altas cifras envolvendo a CBD, cada vez mais empresas do setor tem apostado nos esportes profissionais, como estratégia de crescimento, uma vez que patrocínios trazem além da visibilidade, milhões de novos seguidores. Uma das líderes em produção e distribuição de cannabis na América do Norte, a Aurora Cannabis, recentemente fechou uma parceria com o UFC para conduzir pesquisas envolvendo o uso do CBD para recuperação muscular e desempenho dos lutadores. Alexey Oleynik, um famoso lutador de UFC, é patrocinado pelo TFMG Alternative Harvest ETF MJ – um fundo de investimentos que foca no mercado de maconha.
Mas não são apenas os agricultores de cannabis e fundos de investimento que estão focando em grandes patrocínios esportivos. As próprias marcas de CBD vêm costurando seus nomes nos uniformes de jogadores de beisebol, pintando seus logos em carros de corrida e imprimindo suas marcas nas lonas dos ringues de luta.
Em artigo publicado pela Daily CBD, Justin Cooke, especialista em ofertas de títulos internacionais, transações financeiras e governança corporativa, revela algumas das empresas que estão liderando no reino dos patrocínios esportivos, e o que isso significa para a indústria como um todo.
Por que as empresas de CBD estão patrocinando atletas e eventos esportivos?
“Há décadas que empresas de todos os tipos patrocinam eventos esportivos. De seguradoras e bancos a empresas de bebidas e fabricantes de sapatos – hoje em dia, todo mundo patrocina atletas, times ou ligas”, ressalta.
Por que eles fazem isso?
“Bom, por dois motivos principais: primeiro, porque atrai atenção para a marca; segundo, porque é simplesmente divertido! Os grandes eventos esportivos atraem a atenção de milhares, às vezes milhões de espectadores. Realizar patrocínios neste âmbito permite que as marcas alcancem uma audiência que, de outra forma, não entraria em contato com seus produtos ou serviços.
Ao assistir nossos esportes preferidos, nós sem querer nos familiarizamos com empresas novas. Assim, quando tivermos que escolher entre uma marca que sempre vemos estampada no uniforme do nosso time e uma marca estranha, nós provavelmente escolheremos aquela com a qual estamos acostumados. É uma estratégia de marketing extremamente simples e eficaz – afinal, seres humanos gostam daquilo que já é conhecido.
Patrocinar eventos esportivos internacionais é também um bônus para a reputação da empresa no palco mundial, o que aumenta ainda mais as vendas ao solidificar a credibilidade da marca aos olhos de clientes potenciais.
Um relatório recente publicado pela Harvard Business Review intitulado “How Global Brands Compete” – em português, “Como as Marcas Globais Competem” – apontou que a maioria das pessoas acredita que empresas grandes fornecem produtos de qualidade mais alta. Então, se uma empresa consegue se posicionar como uma marca de escala global, isso cria a ilusão de que ela tem uma qualidade mais alta que a de seus concorrentes.
Na medida em que o mercado de CBD continua a crescer e a gerar lucros cada vez maiores, não é nenhuma surpresa que estas empresas queiram aprimorar suas estratégias publicitárias, gastando milhões em acordos de patrocínio – ainda que elas façam isso só para competir com outras empresas de CBD”, diz o especialista.
Empresas de CBD que patrocinam atletas profissionais e eventos esportivos
Justin ainda explica que “na medida em que os suplementos de CBD atraem mais e mais interesse, mais empresas entram no setor e maior fica a competição pelo mercado global. Para ter alguma chance, elas precisam apostar alto e alcançar audiências cada vez maiores”. Conheça um pouco sobre as empresas apresentadas em seu artigo:
1. CBDMD
Um dos maiores nomes no espaço de suplementos com CBD. Ela oferece uma variedade de produtos feitos para atletas, como sua linha de tópicos CBD Freeze. Estes tópicos, que vêm em bisnagas ou roll-ons, são projetados para diminuir a dor nos músculos e articulações, diminuindo o tempo de recuperação após uma lesão ou treino pesado.
A empresa também faz tinturas, cápsulas, balas de goma, bombas de banho e até produtos para animais de estimação. Recentemente, a CBDMD assinou uma parceria com a organização de MMA Bellator, uma das principais ligas de MMA do mundo. A presidente da CBDMD, Caryn Dunayer, foi gravada em uma coletiva de imprensa dizendo que o objetivo da parceria é “educar os atletas e fãs a respeito dos muitos benefícios do CBD”.
Este novo acordo dará à empresa direitos autorais dentro do ringue e fornecerá produtos infundidos com CBD aos atletas para auxiliar na recuperação pós-luta. Aliás, a CBDMD também patrocina outros atletas – como Bubba Watson, um golfista profissional que joga na PGA Tour. Parece que esta marca internacional oferecerá ainda mais produtos de CBD inspirados por atletas em um futuro próximo, então fique de olho.
2. Infinite CBD
Um dos principais produtores de suplementos com CBD para atletas e esportistas. Eles fazem diversos shots infundidos com CBD para serem usados durante o programa de treinamento, tanto para ajudar na recuperação (o Shot Rest) quando nos exercícios físicos (o Shot Energy). A empresa também vende produtos como o Creme Freezing Point, para aliviar os músculos doloridos, e o Nano Enhancer, para adicionar CBD ao seu shake antes ou depois do treino.
Recentemente, a Infinite CBD foi comprada pela Wealthcraft Capital Inc. por 2,5 milhões de dólares. Enquanto marca de CBD que se especializa no suporte a atletas, parece também adequado que a Infinite patrocine um punhado de boxeadores, lutadores de MMA e outros atletas profissionais.
3. Flav
Essa é um dos peixes grandes no espaço dos esportes organizados. Eles patrocinaram o primeiro High Rollers BJJ Tournament, um torneio de jiu jitsu regado a cannabis. Os lutadores fumam maconha antes de competir para ganhar um prêmio de quase meio quilo de maconha de primeira qualidade. Eddie Bravo foi o mestre de cerimônias do evento. Este torneio foi chamado de “o torneio de artes marciais mais maluco do mundo”.
A Flav oferece uma diversidade de produtos de CBD que inclui tinturas, cápsulas, cartuchos para cigarro eletrônico, balas de goma, chocolates e mais. Sua linha é direcionada ao usuário geral de CBD, mas eles também oferecem alguns produtos específicos para atletas – como seu adesivo transdérmico de CBD ou géis tópicos em roll-on. A Flav é um peso pesado no mundo do MMA e tem uma seleção impressionante de atletas patrocinados no esporte.
4. DEFY
Empresa americana de CBD que se especializa em bebidas esportivas infundidas com CBD. Eles chamam esta invenção de “bebidas de desempenho com extrato de cânhamo”. O fundador, Terrell Davis, começou a usar extratos de cânhamo em 2017 – e ele alega que isso “mudou sua vida para sempre”. A experiência o incentivou a produzir uma linha de bebidas com extrato de cânhamo com um único propósito: melhorar o desempenho e recuperação dos atletas.
A DEFY é nova no espaço dos esportes profissionais, mas está começando a estabelecer seu nome. Eles são um dos principais patrocinadores da Arrow Schmidt Peterson Motorsports – uma das participantes de Fórmula Indy. A equipe por trás da DEFY está trabalhando para realizar mais patrocínios no ramo de esportes profissionais em breve – fique atento.
5. Lazarus Naturals
A empresa oferece uma boa linha de produtos como óleos de CBD, tópicos, isolados, cápsulas e mais. A empresa é conhecida por sua combinação quase imbatível de preço baixo e qualidade. A Lazarus entrou no mundo dos patrocínios esportivos com o time de beisebol de sua cidade natal, os Portland Pickles.
Apesar de os detalhes da transação permanecerem obscuros, dizem que o acordo de dois anos é considerável. Como parte do negócio, os clientes vão poder comprar produtos da Lazarus Naturals na casa do time – o Walker Stadium.
6. Medterra
Fabricante internacional de CBD que opera tanto na América do Norte quanto na Europa. Esta empresa entrou no espaço do golfe profissional com três grandes passos, o primeiro foi criar a divisão de golfe da empresa. Para liderar a iniciativa, a Medterra contratou o antigo diretor de vendas da Nike, Greg Moore, como vice-presidente de vendas da nova divisão. Moore tem mais de 25 anos de experiência na indústria do golfe.
Posteriormente, a Medterra assinou com três participantes da PGA Tour: Lucas Glover, Charley Hoffman e Morgan Hoffman, que vão representar o nome da Medterra ao longo do torneio. Por fim, a empresa fez uma parceria com a Worldwide Golf Shops, companhia mãe de lojas populares de golfe em todos os Estados Unidos, incluindo Edwin Watts Golf, Roger Dunn Golf Shops, The Golf Mart, Golfers Warehouse e Wan’s Golf Shop.
A Medterra oferece uma gama de produtos infundidos com CBD, incluindo o Rapid Cooling Cream que é bem adequado para dores musculares e nas articulações. Eles também oferecem cápsulas e tinturas com benefícios semelhantes.
O futuro do CBD nos Esportes
O CBD tem muitos benefícios já comprovados, além do potencial de alcançar bilhões de dólares em vendas anualmente nos próximos anos. Na medida em que as empresas de CBD ficam cada vez maiores (e mais numerosas), elas são forçadas a competir com outras indústrias já bem estabelecidas no patrocínio de esportistas profissionais.
“Isso dá às empresas de CBD um público muito maior e aumenta o reconhecimento de suas marcas. Estamos animados de ver empresas como a Medterra, a Infinite CBD, a cbdMD, a Flav, a Lazarus Naturals, a DEFY e muitas outras entrando no campo dos esportes profissionais. Como entusiastas do CBD, estamos ainda mais animados para ver os produtos novos e inovadores que vão surgir como resultado disso”, finaliza Justin.
Redação Vida & Tal
Fonte: Justin Cooke/ Daily CBD