Quem vê a medalhista paraolímpica, apresentadora e palestrante motivacional Victoria Arlen não imagina, nem mesmo por um segundo, que seu cor de nome poderia facilmente se chamar “Superação”. Atualmente com 26 anos de idade, a americana nascida em Boston (Massachusetts), passou por uma verdadeira maratona na vida ainda aos 11 anos, após desenvolver duas doenças raras – a Mielite Transversa, uma inflamação da medula espinal e a Encefalomielite Disseminada Aguda (ADEM), doença monofásica inflamatória difusa do sistema nervoso central.
Mas como uma predestinada, e fazendo jus ao nome, Victoria contrariou a lei da medicina, e embora desenganada pelos médicos, não só sobreviveu, como foi muito além do inimaginável. Durante quatro anos seguidos, a atleta viveu em estado vegetativo. Chegou a ter 20 horas de convulsões por dia, e muita dificuldade para dormir. Zero de fala e de movimento, porém completamente consciente do seu estado físico. Diz a máxima que “é a cabeça (mente) que segura o corpo”, e deve ser verdade, pois foi exatamente a capacidade mental e espiritual de Victoria que a tirou do estado de paralisia completa.
“No hospital, eu tinha convulsões 20 horas por dia e os médicos tentavam controlar isso. Eles também estavam tentando me fazer dormir porque eu não estava dormindo. Eles me deram um remédio para dormir e não me adormeceu, mas de alguma forma parou com as convulsões. Uma substância química naquela droga impediu que o sinal em meu cérebro desse início as convulsões. Foi um tipo de fenômeno maluco, e eu fui capaz de recuperar algum tipo de controle. Senti meus olhos se fixarem nos de minha mãe. Ela disse: Se você me ouvir, pisque duas vezes”, revelou a americana em entrevista a Revista Elle.
Victoria conta ainda que estava determinada a provar que as pessoas estavam erradas, que tinha uma vida ótima e uma família que realmente queria vê-la bem, e foi então que decidiu que lutaria todos os dias.
“Eu criei uma lista de desejos realmente robusta e gastei muito do meu tempo me preparando para o momento em que me libertaria e estaria pronta para fazer a diferença. Fiz uma promessa a Deus e disse: ‘Se você me der uma segunda chance, use minha voz para mudar o mundo e não perderei um só minuto.’ Cada dia é uma bênção e eu não quero desperdiçá-lo”, declara.
Depois de uma longa caminhada para reaprender a se comunicar, movimentar, comer e andar, Victoria passou a desafiar excessivamente as probabilidades e não só se recuperou, mas desde então se tornou uma talentosa palestrante motivacional, apresentadora de televisão e nadadora com três medalhas de prata, uma medalha de ouro dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, bem como vários recordes mundiais, americanos e pan-americanos.
Em abril de 2015, Victoria fez a transição de atleta profissional para locutora esportiva e ingressou na ESPN como um dos mais jovens talentos no ar contratados pela empresa. No ano de 2016, quase uma década paralisada da cintura para baixo em uma cadeira de rodas, foi capaz de aprender a dar um passo após o outro. Dentro de um ano, no outono de 2017, a medalhista não só aprendeu a andar, como a dançar e competir na 25ª temporada de Dancing with the Stars, tornando-se junto com o seu parceiro de dança Val Chmerkovskiy, o casal favorito dos fãs.
“Os heróis na vida real não usam máscaras e capas. Às vezes, eles nem se destacam. Mas os verdadeiros heróis podem salvar uma ou muitas vidas apenas respondendo ao chamado em seus corações. No período mais sombrio da minha vida, quando não pude evitar, meus heróis estavam lá. (…) Às vezes, só precisamos que alguém se incline e sussurre: ‘Você consegue!’
Atualmente mantém como fundadora e copresidente a Victoria’s Victory Foundation, uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas com desafios de mobilidade a alcançar sua própria vitória pessoal. Em 2018, lançou o livro intitulado Locked In, e em abril do mesmo ano, junto com a ESPN Films estreou o curta “Locked In”, no Tribeca Film Festival. Em setembro de 2019, Victoria estreou sua linha de roupas da marca Jockey by Victoria Arlen.
Meses antes, julho de 2019, Victoria foi anunciada como a nova apresentadora do America Ninja Warrior jr, Temporada 2, que foi ao ar em fevereiro de 2020. A americana se tornou mundialmente famosa não apenas por sua história e realizações, mas por sua mensagem: “Enfrente, abrace, desafie, conquiste”.