O termo clean label que, em uma tradução livre, significa “rótulo limpo” vem ganhando cada vez mais espaço nas principais gôndolas mundo afora, justamente por estar relacionado ao consumo mais saudável e consciente. Ainda pouco conhecido no Brasil, o conceito indica que o produto é feito com ingredientes conhecidos como “comida de verdade” e na sua forma mais natural. Isso significa que corantes, conservantes ou adoçantes artificiais estão fora da composição.
Não há regulamentação sobre o assunto no Brasil ou no exterior que diga o que é ou não um produto clean label. Mas o consumidor consegue identificar observando o rótulo dos alimentos. Uma simples conferida na composição é o suficiente. Se o cliente conseguir identificar todos os ingredientes utilizados, significa que aquela marca adota transparência na escolha dos ingredientes.
Nomes estranhos ou desconhecidos são sinais de alerta para quem pretende ter uma alimentação mais saudável. Rodrigo Carvalho, sócio da A Tal da Castanha, empresa brasileira líder em produção e comercialização de bebidas orgânicas, lembra um pouco da trajetória da marca que conseguiu trazer o conceito, até então, inédito para os brasileiros.
“A Tal da Castanha trouxe para o nosso mercado a proposta inovadora de criar uma bebida vegetal à base de castanha de caju e nada mais, oferecendo um produto simples, puro, saudável e inédito no país. O grande desafio foi fazer tudo do zero. Quando começamos, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer leite vegetal, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar possível ”, conta o executivo.
A máxima de “menos é mais” está enraizada no DNA da marca, desde o seu primeiro lançamento, composto apenas por apenas água e castanha-de-caju, e se estende ao isotônico Jungle, 100% natural e orgânico, dispensando aditivos alimentares, corantes, aromas artificiais e nutrientes isolados.
No ano de 2021, a grande novidade foi a bebida totalmente vegetal pensada para complementar a alimentação infantil, o Mini. Nos sabores de Chocolate, Morango, Baunilha e Maçã & Banana a bebida não envolve nada de origem animal, aditivos artificiais e muito menos uma lista de ingredientes extensa. Um copo de 200ml, contém nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança como cálcio, ferro, zinco, proteínas e fibras. De proteínas temos exatamente 3 gramas, provenientes da castanha de caju e da fava.
“O mundo está virando uma chave. No futuro, vamos achar esquisito tomar um produto com tantos ingredientes e que não respeita o meio ambiente”, finaliza Carvalho.
Redação Vida & Tal
Fonte: Visar Planejamento