Qualquer alimento ingerido promoverá um gasto energético para a digestão e tem a capacidade de elevar a temperatura corporal, logo, acelerar o metabolismo. Eis aí a diferença dos alimentos termogênicos, que possuem uma capacidade ainda maior de turbinar o metabolismo. Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam uma maior dificuldade em ser digeridos pelo organismo, desta forma ocorre um consumo maior na quantidade de energia e caloria gasta no processo de digestão.
Benefícios
Para quem quer perder peso, o uso de termogênicos naturais tem sido um excelente aliado. Estudos indicam que a sua utilização pode promover perdas de cerca de 5 a 10% do peso corporal, valores que contribuem com a melhora das doenças relacionadas com a obesidade. Vale ressaltar que a utilização de alimentos termogênicos necessita de acompanhamento de profissional nutricionista, que definirá a quantidade correta de consumo segundo as características de cada indivíduo.
Alimentos termogênicos de relevância
Pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, café, guaraná, chá verde, água gelada (inferior a 16°C), linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.
Pré-treino
Estudos realizados com a utilização do chá verde referem que o gasto energético é maior nos indivíduos que consumiram a bebida e praticaram exercícios do que a prática de exercícios isolada. O mecanismo pelo qual o chá verde possa diminuir o percentual de gordura corporal ainda não está elucidado, porém, existem várias hipóteses.
Consumo
O consumo deste alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono. A quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação do profissional nutricionista. Não existe consenso quanto à dose e ao modo de administração ideais da utilização do chá verde, American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos à saúde.
Contraindicação
O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrintestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desse alimentos podem piorar doenças já existentes. Também muitas atenção para pessoas com problemas na tireoide.
Redação Vida & Tal
Fonte: Hospital Santa Isabel