A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que 2021 será o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, em tradução livre do inglês, tendo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), responsável pela celebração em parceria com outras agências do sistema das Nações Unidas.
O objetivo da ONU é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais e para a saúde do consumo de frutas e hortaliças, além da promoção de estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, para reduzir o desperdício de alimentos, especialmente os perecíveis.
As frutas e as hortaliças subutilizadas podem desempenhar um importante papel para diversificar a alimentação com ofertas nutritivas. Possuem diversos benefícios para a saúde, essenciais para combater a desnutrição e prevenir doenças não transmissíveis. Algumas safras pouco aproveitadas, na verdade, têm grande potencial comercial e, destinadas a certos mercados, podem ser uma excelente safra comercial para os pequenos agricultores.
A diversidade, especialmente de frutas e hortaliças, como é abordado no Brasil pelos nutricionistas, é boa para a saúde, para o meio ambiente e para a subsistência. Por isso, essa é a hora de desfrutar e celebrar todos os recursos alimentares em 2021: o Ano Internacional das Frutas e Vegetais.
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o escritório brasileiro da ONU traduziu “fruits and vegetables”, uma expressão em inglês, como frutas e vegetais. Entretanto, tecnicamente, esta não é a tradução correta, pois os nutricionistas utilizam frutas e hortaliças para essa identificação.
Redação Vida & Tal
Fonte: Nações Unidas e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)