O programa Fantástico do último domingo (21) revelou o drama de pessoas que sofrem com uma das sequelas da Covid-19, a parosmia. Uma condição em que os cheiros normais agora têm um cheiro desagradável. Por exemplo, para alguém com parosmia, cheiros de café ou frutas podem cheirar a lixo, carne ou ovos podres ou amônia.
O que é parosmia?
“A parosmia pode ser causada por uma série de coisas, como infecções respiratórias, convulsões e até tumores cerebrais”, diz Richard Orlandi , MD, um médico de ouvido, nariz e garganta e professor do Departamento de Cirurgia da Universidade de Utah Health. “Percebemos from a pandemia that mais pacientes recuperados de Covid agora relatam esse sintoma.”
Muito pouco se sabe sobre a relação entre Covid-19 e parosmia. Pode não parecer tão urgente quanto outros sintomas de longo prazo da Covid, como problemas cardíacos, depressão e doenças respiratórias. No entanto, os médicos dizem que pode ser problemático.
“Seu olfato é importante”, diz Orlandi. “É o que te ajuda a saborear a comida e a sentir o perigo, como no caso da fumaça. Ele está conectado às nossas memórias, como o cheiro do perfume da sua mãe ou avó. Transformação da gravidade, esta condição pode variar de um incômodo de um sintoma frustrante e indutor de ansiedade. ”
Quanto tempo dura a parosmia?
Não se sabe exatamente por que Covid-19 leva à parosmia. Acredita-se que a maioria das pessoas que apresentam esse sintoma também experimentou uma perda de paladar e olfato enquanto estava doente. Também não se sabe quanto tempo dura. Um estudo necessário que a condição pode durar até seis meses, mas a duração média é de cerca de três meses.
Existe tratamento para a parosmia?
Embora não haja nenhum tratamento conhecido para a parosmia induzida por Covid-19, alguns acreditam que a chamada terapia do olfato pode ajudar. Esse processo envolve cheirar aromas fortes como frutas cítricas, perfume, amônia ou eucalipto todos os dias para treinar novamente o cérebro para “lembrar” como cheirar.
Mais estudos são acessíveis para saber se essa terapia realmente funciona. Nesse ínterim, evitar gatilhos ofensivos de odores pode ser a melhor maneira de lidar com a doença. Mas os médicos têm esperança de que, na maioria dos casos, o olfato normal retornará com o tempo.
“No momento, muito pouco se sabe sobre os efeitos de longo prazo do Covid-19”, diz Orlandi. “Este é apenas um dos muitos sintomas de longo prazo que os médicos e pesquisadores estão estudando. Tudo o que realmente sabemos é que a maioria dos pacientes experimenta um retorno de seus sentidos normais de paladar e olfato, mas não está claro se e quantos pacientes voltarão totalmente ao normal ”.
Redação Vida & Tal
Fonte: https://healthcare-utah-edu.translate.goog/healthfeed/postings/2021/09/parosmia