Kumite (encontro de mãos) é nas modalidades modernas das artes marciais japonesas um dos componentes de treinamento e de competição, é a luta, o combate. No karatê, conjuntamente com o kihon e o kata forma a tríade básica de sua didática. A explicação está na plataforma Hotmart, sobre o projeto “Karatê-Do para a vida”, do professor faixa preta 6 Dan, bicampeão mundial e heptacampeão pan-americano, Ronaldier Rodrigues.
O curso 100% online, com uma média de 10 horas aulas, trata-se de um projeto voltado para praticantes do karatê-Do, de qualquer idade e graduação, interessados em buscar conhecimento e atualizações sobre a modalidade. De acordo com o atleta, que ao todo reúne 54 títulos como campeão brasileiro, o objetivo principal do projeto é promover o bem-estar dos praticantes, que por meio de ensinamentos equivocados adquiriram lesões, e por consequência um baixo desempenho físico e técnico.
“O Karatê-Do passou por um processo severo de transformações e muitos professores e praticantes não acompanharam este processo. Com a evolução das artes marciais, o karatê-Do veio perdendo sua essência no que tange a luta propriamente dita. Esta proposta, busca o resgate da credibilidade da nossa arte”, declara Ronaldier.
Aos 45 anos, o lutador conta que ganhou o curso de presente de aniversário ao completar seis anos de idade, e por influencia dos desenhos da época, resolveu praticar o karatê.
“Eu era uma criança insegura! E os benefícios foram imediatos e perduram até os dias de hoje. Na época os treinos eram rigorosos e a exigência da disciplina era bastante rígida. O que hoje muitos professores infelizmente não cobram. Entendo que existia um excesso, mas não podemos perder a essência. O diferencial das artes marciais para as atividades lúdicas está justamente na combinação de atividade física e princípios éticos tão pouco exigidos nos dias atuais”, finaliza.
Inscrições e informações do “Karatê Do para a vida”, na plataforma Hotmart.