O conceito de Responsabilidade Social Empresarial refere-se ao conjunto de ações e condutas que manifestem o compromisso com comportamentos éticos, transparentes e que caminhem para o desenvolvimento da comunidade em volta do empreendimento. Desde a fundação, em 1975, o Laboratório Clab, na Bahia, possui a visão voltada para ações que oportunizem progresso humano, saúde e qualidade de vida.
A empresa tem como foco promover o acesso à saúde para as comunidades que estão à sua volta. Por este motivo, busca incentivar outras empresas da capital baiana a ter uma visão empresarial mais humanizada, com a realização de atendimentos a projetos sociais, por meio de exames, voltados a crianças e idosos, além do apoio ao esporte.
Atualmente o laboratório presta atendimento ao Projeto Oxente; Projeto Boxe; Lar Santo Antônio de Pádua; Lives Culturais Pandemia, além do Lar Irmã Benedita Camurugi, instituição atendida desde a fundação do Clab, em 1975.
O diretor executivo do laboratório, Clovis Figueiredo Souza, afirma que iniciativas e apoio a causas que envolvam a visão e valores do empreendimento, com as necessidades das comunidades nas quais estão inseridos, são de extrema relevância para que o negócio tenha propósito.
O líder conta que um dos destaques de apoio do laboratório é o caso da judoca baiana Isadora Macário, e relata que este processo de incentivo surgiu por meio de um e-mail enviado.
“Nele a atleta narrava sua trajetória e conquistas, assim como a dificuldade em ser uma lutadora de ponta no cenário nacional. No entanto, para a nossa sorte o marketing abriu e leu esse e-mail”, celebra.
O gestor conta que ao conhecer a história de vida da jovem judoca e a grandeza da lutadora para o estado, o investimento direcionado à jovem aconteceu por meio de cotas de patrocínio que permitiram a atleta realizar os treinamentos, inscrições em competições e viagens.
“Entendemos que Isadora traduziu os valores da nossa marca e desde então (2018) seguimos com ela, cheios de orgulho. Assim, buscamos atender ao máximo as demandas dela, mesmo nos períodos sem competições, a exemplo de exames de Covid, durante a pandemia”, conta.
O diretor complementa que essa se tornou uma relação sólida, pois existe a compreensão de que o investimento realizado significa investir recursos em uma causa.
“Nós criamos uma relação com ela e a família, uma história baseada na escuta e principalmente de apoio a uma atleta”, revela.
Para o empresário em meio a tantas possibilidades, além das diversas ações que já encabeçam, o que motivou na escolha do esporte e, especificamente, o judô para a ação social, foi por entender que esporte e saúde andam lado a lado.
“Inicialmente o judô não era nosso foco, porém Isadora era essa atleta vice-campeã brasileira de judô. Com isso, reconhecemos nela os valores do Clab e, desde então, seguimos com essa parceria de carinho e respeito”, salienta.
O diretor ressalta que mudar a realidade social é um dos compromissos firmados pelo laboratório e que sempre tiveram proximidade com crianças e jovens por meio dos atendimentos realizados nas ações.
“Por mais de 10 anos participamos – através da Abrinq, do selo empresa Amiga da Criança. No entanto, nossos investimentos e responsabilidade social não se atém especificamente dos jovens. Nós investimos em causas que nos toquem e coincidam com nossos valores”, finaliza.
Redação Vida & Tal
Fonte: Criativos Imprensa.